Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37419
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFachini, Rafael Augusto-
dc.date.accessioned2023-03-06T18:15:10Z-
dc.date.available2023-03-06T18:15:10Z-
dc.date.issued2020-09-11-
dc.identifier.citationFACHINI, Rafael Augusto. Solidão e isolamento: formas das sensibilidade contemporânea em "Trilogia da Solidão" de Cão Guimarães [2004-2014]. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.439pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37419-
dc.description.abstractCities, subjects and feelings - to understand the contemporary historically. This is the triad that runs through the entire dissertative narrative of this study - a thought to history the possibilities of analysis through cinema, starting from the Trilogia da Solidão (composed by the films Alma do Osso (2004), Andarilho (2007) and O Homem das Multidões (2014)), by Cao Guimarães. The work, in two movements, addresses the loneliness and isolation of contemporary individuals, inside and outside the urban space, as well as the performance process of these feelings, seeking to constitute an interpretive mosaic of loneliness, and its effects on the construction of subjectivities, through of the works and putting, for this, several fields in dialogue - such as cinema, philosophy and psychology. In face of, an investigation of the feeling in its diverse faces and aspects, weaving as an assumption the ambivalence of this relationship. The feelings, in this study, are constantly transformed, a kaleidoscope of possibilities that produces, in our way of interpreting, a sentimental cartography in contemporary individuals, loneliness pluralizing in solitude, isolation merges with this plurality in sensitive and ambivalent forms, constituting ways of being contemporary that are historically grounded - a search, through history, to understand contemporary phenomena.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMultidãopt_BR
dc.subjectSolidãopt_BR
dc.subjectIsolamentopt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectCrowdpt_BR
dc.subjectLonelinesspt_BR
dc.subjectIsolationpt_BR
dc.subjectCitypt_BR
dc.titleSolidão e isolamento: formas da sensibilidade contemporânea em Trilogia da Solidão, de Cão Guimarães [2004-2014]pt_BR
dc.title.alternativeLoneliness and isolation: forms of contemporary sensitivity in Solidão's Trilogy, by Cao Guimarães [2004-2014]pt_BR
dc.title.alternativeSoledad y aislamiento: formas de sensibilidad contemporánea en la Trilogía de Solidão, de Cao Guimarães [2004-2014]pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Noronha, Gilberto Cezar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1413157322908549pt_BR
dc.contributor.advisor2Seixas, Jacy Alves de-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3194821414629651pt_BR
dc.contributor.referee1Bessa, Karla Adriana Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6811980714366855pt_BR
dc.contributor.referee2Campo, Mônica Brincalepe-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905245325390054pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509462595636828pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoCidades, sujeitos e sentimentos – compreender historicamente o contemporâneo. Essa é a tríade que transpassa toda a narrativa dissertativa desse estudo - um pensar a história e suas possibilidades de análise por meio do cinema, através da Trilogia da Solidão (composta pelos filmes Alma do Osso (2004), Andarilho (2007) e O Homem das Multidões (2014)), de Cao Guimarães. O trabalho, em duas movimentações, aborda a solidão e o isolamento dos indivíduos contemporâneos, dentro e fora do espaço urbano, assim como o processo de performance desses sentimentos, buscando constituir um mosaico interpretativo da solidão e seus efeitos na construção das subjetividades, por meio das obras, e colocando, para isso, vários campos em diálogo – tais como o cinema, a filosofia e a psicologia. Faz-se uma investigação do sentir em suas diversas faces e aspectos, tecendo como pressuposto a ambivalência dessa relação. Os sentimentos, neste estudo, transformam-se constantemente, é um caleidoscópio de possibilidades que produz, ao nosso modo de interpretar, uma cartografia sentimental dos indivíduos contemporâneos, como se a solidão pluralizasse em solidões, o isolamento funde-se com essa pluralidade em formas sensíveis e ambivalentes, constituindo modos de ser contemporâneos que estão historicamente fundamentados – uma busca, por meio da história, de compreensão dos fenômenos contemporâneos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration128pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.439pt_BR
dc.orcid.putcode130324328-
dc.crossref.doibatchidbce8a55e-d136-42fe-86b5-e19f1b67d5c6-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoGuimarães, Cao, 1965- - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoCinema e históriapt_BR
dc.subject.autorizadoRoteiros cinematográficos - História e críticapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SolidãoIsolamentoFormas.pdfDissertação2.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.