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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Proposta de metodologia de fabricação de tubos em fibra de carbono visando a aplicação em cadeira de rodas
Autor(es): Maia, José Paulo Villa de Abreu
Primeiro orientador: Menegaz, Gabriela Lima
Primeiro membro da banca: Lima, Renato Montandon de
Segundo membro da banca: Cardoso, Lucas de Souza
Resumo: Segundo o Censo demográfico de 2010, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Ge ografia e Estatística), o número de pessoas com deficiência no Brasil ultrapassa os 40 milhões. Dessa forma, é importante pensar em políticas e soluções para que essas pessoas sejam inseridas na sociedade, como a prática esportiva. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é responsável pela gestão e divulgação do esporte paralímpico no país, além de coordenar as delegações dos eventos paralímpicos. Para um bom rendimento nos esportes paralímpicos, as tecnologias assistivas devem ser voltadas ao rendimento do atleta, visando atender às suas necessidades individuais sem negligenciar seu conforto e segurança e, para o caso dos atletas brasileiros, que seja acessível financeiramente. Diante desse cenário, este trabalho busca oferecer alternativas mais economicamente viáveis e que auxiliem na melhora do desempenho de atletas que utilizem cadeiras de rodas por meio de uma metodologia de fabricação de tubos em fibra de carbono a partir de moldes feitos em manufatura aditiva. Para isso, foram realizados testes de fabricação e desenvolvimento de peças e seus respectivos moldes a fim de determinar quais os melhores parâmetros de fabricação no Laboratório. Posteriormente, foi feito um estudo de caracterização mecânica do modelo proposto executando ensaios de tração e flexão seguindo as normas ASTM D3039 e ASTM D790, respectivamente. Por último, foi feita uma validação de simulação computacional do ensaio de tração usando o software Ansys e seu módulo específico para simulação de compósitos, chamado de ACP. Como resultados dos ensaios, observou­se que as peças de fibra de carbono envoltas no molde apresentaram o comportamento mecânico esperado para o material e a simulação teve resultados compatíveis aqueles obtidos no ensaio de tração, com um erro médio de, aproximadamente, 9 %. Portanto, concluiu­se que a melhor forma de integração entre moldes de manufatura aditiva e PFRC’s, para a laminação manual, seria revestindo o molde tubular e o incluindo na peça, de forma que não se tenham problemas com o processo de desmolde. No ensaio de tração foi obtida uma tensão de ruptura média de 95,74 MPa, deformação média de 12 % e módulo de elasticidade médio de 1006,08 MPa. Para o ensaio de flexão, foi obtida uma tensão de ruptura média de 71,05 MPa e deflexão média de 4,67 mm. Quanto ao software Ansys e seu módulo ACP, sua utilização e resultados foram satisfatórios devido à convergência das simulações para com os resultados experimentais.
Palavras-chave: Polímeros reforçados por fibra de carbono
Tecnologia assistiva
ASTM D3039
ASTM D790
Laminação manual
Cadeiras de rodas
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::ANALISE DE TENSOES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MAIA, José Paulo Villa de Abreu. Proposta de metodologia de fabricação de tubos em fibra de carbono visando a aplicação em cadeira de rodas. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37348
Data de defesa: 23-Fev-2023
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

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