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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37348
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Proposta de metodologia de fabricação de tubos em fibra de carbono visando a aplicação em cadeira de rodas |
Autor: | Maia, José Paulo Villa de Abreu |
Primer orientador: | Menegaz, Gabriela Lima |
Primer miembro de la banca: | Lima, Renato Montandon de |
Segundo miembro de la banca: | Cardoso, Lucas de Souza |
Resumen: | Segundo o Censo demográfico de 2010, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Ge ografia e Estatística), o número de pessoas com deficiência no Brasil ultrapassa os 40 milhões. Dessa forma, é importante pensar em políticas e soluções para que essas pessoas sejam inseridas na sociedade, como a prática esportiva. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é responsável pela gestão e divulgação do esporte paralímpico no país, além de coordenar as delegações dos eventos paralímpicos. Para um bom rendimento nos esportes paralímpicos, as tecnologias assistivas devem ser voltadas ao rendimento do atleta, visando atender às suas necessidades individuais sem negligenciar seu conforto e segurança e, para o caso dos atletas brasileiros, que seja acessível financeiramente. Diante desse cenário, este trabalho busca oferecer alternativas mais economicamente viáveis e que auxiliem na melhora do desempenho de atletas que utilizem cadeiras de rodas por meio de uma metodologia de fabricação de tubos em fibra de carbono a partir de moldes feitos em manufatura aditiva. Para isso, foram realizados testes de fabricação e desenvolvimento de peças e seus respectivos moldes a fim de determinar quais os melhores parâmetros de fabricação no Laboratório. Posteriormente, foi feito um estudo de caracterização mecânica do modelo proposto executando ensaios de tração e flexão seguindo as normas ASTM D3039 e ASTM D790, respectivamente. Por último, foi feita uma validação de simulação computacional do ensaio de tração usando o software Ansys e seu módulo específico para simulação de compósitos, chamado de ACP. Como resultados dos ensaios, observouse que as peças de fibra de carbono envoltas no molde apresentaram o comportamento mecânico esperado para o material e a simulação teve resultados compatíveis aqueles obtidos no ensaio de tração, com um erro médio de, aproximadamente, 9 %. Portanto, concluiuse que a melhor forma de integração entre moldes de manufatura aditiva e PFRC’s, para a laminação manual, seria revestindo o molde tubular e o incluindo na peça, de forma que não se tenham problemas com o processo de desmolde. No ensaio de tração foi obtida uma tensão de ruptura média de 95,74 MPa, deformação média de 12 % e módulo de elasticidade médio de 1006,08 MPa. Para o ensaio de flexão, foi obtida uma tensão de ruptura média de 71,05 MPa e deflexão média de 4,67 mm. Quanto ao software Ansys e seu módulo ACP, sua utilização e resultados foram satisfatórios devido à convergência das simulações para com os resultados experimentais. |
Palabras clave: | Polímeros reforçados por fibra de carbono Tecnologia assistiva ASTM D3039 ASTM D790 Laminação manual Cadeiras de rodas |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::ANALISE DE TENSOES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | MAIA, José Paulo Villa de Abreu. Proposta de metodologia de fabricação de tubos em fibra de carbono visando a aplicação em cadeira de rodas. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37348 |
Fecha de defensa: | 23-feb-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia Mecânica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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PropostaMetodologiaFabricação.pdf | TCC | 1.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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