Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37170
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-5361-8574 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Aprovar ou reprovar? os (des) compassos do ensino frente à aceleração da aprendizagem: lampejos de memória |
Título(s) alternativo(s): | Approve or disapprove? the (dis) paces of teaching in the face of learning acceleration: flashes of memory |
Autor(es): | Santos, Claudio Ferreira |
Primeiro orientador: | Cunha, Nara Rúbia de Carvalho |
Primeiro membro da banca: | Cunha, Nara Rúbia de Carvalho |
Segundo membro da banca: | Barbosa, Marta Emísia Jacinto |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Alexandre Augusto de |
Resumo: | Nos últimos anos do século XX, foram implantados em Minas Gerais projetos de aceleração dos estudos, alguns deles conhecidos como Projeto Acertando o Passo - RES. n°. 8287/98 - implantando a estratégia pedagógica de aceleração de estudos, destinada a alunos do 2o. Ciclo do Ensino Fundamental fora da faixa etária e o Projeto A Caminho da Cidadania - RES. n°. 9433/98 - implantando a estratégia pedagógica de aceleração de estudos, para o Ensino Médio, destinada a alunos com atraso no seu processo de escolarização. Neste mesmo tempo eu concluía o ensino médio na rede estadual de ensino em Uberlândia-MG, exatamente como aluno dos projetos acima citados. Foi uma experiência marcante em minha vida, o suficiente para me motivar a pesquisar este período nos anos em que passei pela Graduação na Universidade Federal de Uberlândia. Assim apresento minha vida e destaco a relação com o tema da pesquisa, mostrando os caminhos que me trouxeram até este propósito. Tenho como objeto de pesquisa a própria Resolução do Projeto Acertando o Passo e o Projeto A Caminho da Cidadania, (que engloba os períodos da 8°. série do ensino fundamental até o 3°. ano do ensino médio nos anos de 1998 - 1999), com foco em sua aplicação na Escola Estadual Renê Giannetti, onde estudei. Analiso esses projetos de aceleração dos estudos a partir das resoluções, de estudos bibliográficos feitos sobre elas e na tensão com depoimentos de sujeitos que vivenciaram a experiência enquanto estudante e docente. Aproximo-me das contribuições do filósofo Walter Benjamin para o campo da História da Educação, assumindo a necessidade de escavar o passado vivido em busca do que foi soterrado ou preterido, com o compromisso de escovar a história a contrapelo, trazer outras possibilidades de leitura do objeto analisado e delinear outras imagens de presente, passado e futuro. |
Palavras-chave: | Aceleração Aprendizagem |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SANTOS,Claudio Ferreira. Aprovar ou reprovar? os (des) compassos do ensino frente à aceleração da aprendizagem: lampejos de memória. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37170 |
Data de defesa: | 30-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AprovarReprovarDescompassos.pdf | TCC | 750.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons