Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37170
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5361-8574
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Aprovar ou reprovar? os (des) compassos do ensino frente à aceleração da aprendizagem: lampejos de memória
Alternate title (s): Approve or disapprove? the (dis) paces of teaching in the face of learning acceleration: flashes of memory
Author: Santos, Claudio Ferreira
First Advisor: Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
First member of the Committee: Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
Second member of the Committee: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
Third member of the Committee: Oliveira, Alexandre Augusto de
Summary: Nos últimos anos do século XX, foram implantados em Minas Gerais projetos de aceleração dos estudos, alguns deles conhecidos como Projeto Acertando o Passo - RES. n°. 8287/98 - implantando a estratégia pedagógica de aceleração de estudos, destinada a alunos do 2o. Ciclo do Ensino Fundamental fora da faixa etária e o Projeto A Caminho da Cidadania - RES. n°. 9433/98 - implantando a estratégia pedagógica de aceleração de estudos, para o Ensino Médio, destinada a alunos com atraso no seu processo de escolarização. Neste mesmo tempo eu concluía o ensino médio na rede estadual de ensino em Uberlândia-MG, exatamente como aluno dos projetos acima citados. Foi uma experiência marcante em minha vida, o suficiente para me motivar a pesquisar este período nos anos em que passei pela Graduação na Universidade Federal de Uberlândia. Assim apresento minha vida e destaco a relação com o tema da pesquisa, mostrando os caminhos que me trouxeram até este propósito. Tenho como objeto de pesquisa a própria Resolução do Projeto Acertando o Passo e o Projeto A Caminho da Cidadania, (que engloba os períodos da 8°. série do ensino fundamental até o 3°. ano do ensino médio nos anos de 1998 - 1999), com foco em sua aplicação na Escola Estadual Renê Giannetti, onde estudei. Analiso esses projetos de aceleração dos estudos a partir das resoluções, de estudos bibliográficos feitos sobre elas e na tensão com depoimentos de sujeitos que vivenciaram a experiência enquanto estudante e docente. Aproximo-me das contribuições do filósofo Walter Benjamin para o campo da História da Educação, assumindo a necessidade de escavar o passado vivido em busca do que foi soterrado ou preterido, com o compromisso de escovar a história a contrapelo, trazer outras possibilidades de leitura do objeto analisado e delinear outras imagens de presente, passado e futuro.
Keywords: Aceleração
Aprendizagem
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SANTOS,Claudio Ferreira. Aprovar ou reprovar? os (des) compassos do ensino frente à aceleração da aprendizagem: lampejos de memória. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37170
Date of defense: 30-Jan-2023
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AprovarReprovarDescompassos.pdfTCC750.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons