Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37170
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Claudio Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-13T12:19:20Z | - |
dc.date.available | 2023-02-13T12:19:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS,Claudio Ferreira. Aprovar ou reprovar? os (des) compassos do ensino frente à aceleração da aprendizagem: lampejos de memória. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37170 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/ | * |
dc.subject | Aceleração | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Aprovar ou reprovar? os (des) compassos do ensino frente à aceleração da aprendizagem: lampejos de memória | pt_BR |
dc.title.alternative | Approve or disapprove? the (dis) paces of teaching in the face of learning acceleration: flashes of memory | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cunha, Nara Rúbia de Carvalho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4787129577624171 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Nara Rúbia de Carvalho | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4787129577624171 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Marta Emísia Jacinto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6425309024363380 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Alexandre Augusto de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0850051119395140 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Nos últimos anos do século XX, foram implantados em Minas Gerais projetos de aceleração dos estudos, alguns deles conhecidos como Projeto Acertando o Passo - RES. n°. 8287/98 - implantando a estratégia pedagógica de aceleração de estudos, destinada a alunos do 2o. Ciclo do Ensino Fundamental fora da faixa etária e o Projeto A Caminho da Cidadania - RES. n°. 9433/98 - implantando a estratégia pedagógica de aceleração de estudos, para o Ensino Médio, destinada a alunos com atraso no seu processo de escolarização. Neste mesmo tempo eu concluía o ensino médio na rede estadual de ensino em Uberlândia-MG, exatamente como aluno dos projetos acima citados. Foi uma experiência marcante em minha vida, o suficiente para me motivar a pesquisar este período nos anos em que passei pela Graduação na Universidade Federal de Uberlândia. Assim apresento minha vida e destaco a relação com o tema da pesquisa, mostrando os caminhos que me trouxeram até este propósito. Tenho como objeto de pesquisa a própria Resolução do Projeto Acertando o Passo e o Projeto A Caminho da Cidadania, (que engloba os períodos da 8°. série do ensino fundamental até o 3°. ano do ensino médio nos anos de 1998 - 1999), com foco em sua aplicação na Escola Estadual Renê Giannetti, onde estudei. Analiso esses projetos de aceleração dos estudos a partir das resoluções, de estudos bibliográficos feitos sobre elas e na tensão com depoimentos de sujeitos que vivenciaram a experiência enquanto estudante e docente. Aproximo-me das contribuições do filósofo Walter Benjamin para o campo da História da Educação, assumindo a necessidade de escavar o passado vivido em busca do que foi soterrado ou preterido, com o compromisso de escovar a história a contrapelo, trazer outras possibilidades de leitura do objeto analisado e delinear outras imagens de presente, passado e futuro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 72 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 128704089 | - |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AprovarReprovarDescompassos.pdf | TCC | 750.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License