Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37170
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Claudio Ferreira-
dc.date.accessioned2023-02-13T12:19:20Z-
dc.date.available2023-02-13T12:19:20Z-
dc.date.issued2023-01-30-
dc.identifier.citationSANTOS,Claudio Ferreira. Aprovar ou reprovar? os (des) compassos do ensino frente à aceleração da aprendizagem: lampejos de memória. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37170-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectAceleraçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAprovar ou reprovar? os (des) compassos do ensino frente à aceleração da aprendizagem: lampejos de memóriapt_BR
dc.title.alternativeApprove or disapprove? the (dis) paces of teaching in the face of learning acceleration: flashes of memorypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Nara Rúbia de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787129577624171pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Nara Rúbia de Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787129577624171pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Marta Emísia Jacinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6425309024363380pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Alexandre Augusto de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0850051119395140pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos do século XX, foram implantados em Minas Gerais projetos de aceleração dos estudos, alguns deles conhecidos como Projeto Acertando o Passo - RES. n°. 8287/98 - implantando a estratégia pedagógica de aceleração de estudos, destinada a alunos do 2o. Ciclo do Ensino Fundamental fora da faixa etária e o Projeto A Caminho da Cidadania - RES. n°. 9433/98 - implantando a estratégia pedagógica de aceleração de estudos, para o Ensino Médio, destinada a alunos com atraso no seu processo de escolarização. Neste mesmo tempo eu concluía o ensino médio na rede estadual de ensino em Uberlândia-MG, exatamente como aluno dos projetos acima citados. Foi uma experiência marcante em minha vida, o suficiente para me motivar a pesquisar este período nos anos em que passei pela Graduação na Universidade Federal de Uberlândia. Assim apresento minha vida e destaco a relação com o tema da pesquisa, mostrando os caminhos que me trouxeram até este propósito. Tenho como objeto de pesquisa a própria Resolução do Projeto Acertando o Passo e o Projeto A Caminho da Cidadania, (que engloba os períodos da 8°. série do ensino fundamental até o 3°. ano do ensino médio nos anos de 1998 - 1999), com foco em sua aplicação na Escola Estadual Renê Giannetti, onde estudei. Analiso esses projetos de aceleração dos estudos a partir das resoluções, de estudos bibliográficos feitos sobre elas e na tensão com depoimentos de sujeitos que vivenciaram a experiência enquanto estudante e docente. Aproximo-me das contribuições do filósofo Walter Benjamin para o campo da História da Educação, assumindo a necessidade de escavar o passado vivido em busca do que foi soterrado ou preterido, com o compromisso de escovar a história a contrapelo, trazer outras possibilidades de leitura do objeto analisado e delinear outras imagens de presente, passado e futuro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration72pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.orcid.putcode128704089-
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AprovarReprovarDescompassos.pdfTCC750.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons