Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37132
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Paulo Freire, tecnologias e educação: olhares de pesquisadores brasileiros.
Autor(es): Alves de Souza e Lima, Ana Paula
Primeiro orientador: Souza, Raquel Aparecida
Primeiro membro da banca: Nunes, Klivia de Cassia Silva
Segundo membro da banca: Quillici Neto, Armindo
Resumo: O estudo discute sobre a temática das tecnologias na educação, partindo da problemática de como o pensamento de Freire influencia os olhares dos pesquisadores brasileiros sobre o uso das tecnologias digitais na educação. A metodologia utilizada foi a perspectiva qualitativa e exploratória, por meio de um estudo bibliográfico a partir de pesquisas de autores brasileiros sobre essa temática. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral compreender a influência do pensamento freireano para a utilização de tecnologias na educação. Os resultados apontam que Paulo Freire, embora não tenha se dedicado ao tema específico das tecnologias como eixo de suas produções e pesquisas, colabora imensamente com importantes e atuais reflexões sobre o tema, destacando que as tecnologias não são nem boas, nem más, tampouco neutras e que, portanto, sua utilização na educação demanda perspectivas críticas e conscientes dos usuários. Concluímos que é importante o questionamento constante sobre o uso de tecnologias na educação, numa perspectiva da práxis.
Abstract: The study discusses the theme of technologies in education, starting from the problem of how Freire's thought influences the views of Brazilian researchers on the use of digital technologies in education. The methodology used was the qualitative and exploratory perspective, through a bibliographical study based on research by Brazilian authors on this theme. Thus, the general objective of the research is to understand the influence of Freire's thinking on the use of technologies in education. The results indicate that Paulo Freire, although he has not dedicated himself to the specific theme of technologies as the axis of his productions and research, collaborates immensely with important and current reflections on the subject, highlighting that technologies are neither good, nor bad, nor neutral. and that, therefore, its use in education demands critical and conscious perspectives from users. We conclude that it is important to constantly question the use of technologies in education, from a praxis perspective.
Palavras-chave: Tecnologias
Educação
Influência de Paulo Freire
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LIMA, Ana Paula Alves de Souza e. Paulo Freire, tecnologias e educação: olhares de pesquisadores brasileiros. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37132
Data de defesa: 27-Jan-2023
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PauloFreireTecnologias.pdfTCC224.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons