Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37132
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Paulo Freire, tecnologias e educação: olhares de pesquisadores brasileiros. |
Autor: | Alves de Souza e Lima, Ana Paula |
Primer orientador: | Souza, Raquel Aparecida |
Primer miembro de la banca: | Nunes, Klivia de Cassia Silva |
Segundo miembro de la banca: | Quillici Neto, Armindo |
Resumen: | O estudo discute sobre a temática das tecnologias na educação, partindo da problemática de como o pensamento de Freire influencia os olhares dos pesquisadores brasileiros sobre o uso das tecnologias digitais na educação. A metodologia utilizada foi a perspectiva qualitativa e exploratória, por meio de um estudo bibliográfico a partir de pesquisas de autores brasileiros sobre essa temática. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral compreender a influência do pensamento freireano para a utilização de tecnologias na educação. Os resultados apontam que Paulo Freire, embora não tenha se dedicado ao tema específico das tecnologias como eixo de suas produções e pesquisas, colabora imensamente com importantes e atuais reflexões sobre o tema, destacando que as tecnologias não são nem boas, nem más, tampouco neutras e que, portanto, sua utilização na educação demanda perspectivas críticas e conscientes dos usuários. Concluímos que é importante o questionamento constante sobre o uso de tecnologias na educação, numa perspectiva da práxis. |
Abstract: | The study discusses the theme of technologies in education, starting from the problem of how Freire's thought influences the views of Brazilian researchers on the use of digital technologies in education. The methodology used was the qualitative and exploratory perspective, through a bibliographical study based on research by Brazilian authors on this theme. Thus, the general objective of the research is to understand the influence of Freire's thinking on the use of technologies in education. The results indicate that Paulo Freire, although he has not dedicated himself to the specific theme of technologies as the axis of his productions and research, collaborates immensely with important and current reflections on the subject, highlighting that technologies are neither good, nor bad, nor neutral. and that, therefore, its use in education demands critical and conscious perspectives from users. We conclude that it is important to constantly question the use of technologies in education, from a praxis perspective. |
Palabras clave: | Tecnologias Educação Influência de Paulo Freire |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | LIMA, Ana Paula Alves de Souza e. Paulo Freire, tecnologias e educação: olhares de pesquisadores brasileiros. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37132 |
Fecha de defensa: | 27-ene-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PauloFreireTecnologias.pdf | TCC | 224.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons