Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37132
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves de Souza e Lima, Ana Paula-
dc.date.accessioned2023-02-09T13:55:40Z-
dc.date.available2023-02-09T13:55:40Z-
dc.date.issued2023-01-27-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Paula Alves de Souza e. Paulo Freire, tecnologias e educação: olhares de pesquisadores brasileiros. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37132-
dc.description.abstractThe study discusses the theme of technologies in education, starting from the problem of how Freire's thought influences the views of Brazilian researchers on the use of digital technologies in education. The methodology used was the qualitative and exploratory perspective, through a bibliographical study based on research by Brazilian authors on this theme. Thus, the general objective of the research is to understand the influence of Freire's thinking on the use of technologies in education. The results indicate that Paulo Freire, although he has not dedicated himself to the specific theme of technologies as the axis of his productions and research, collaborates immensely with important and current reflections on the subject, highlighting that technologies are neither good, nor bad, nor neutral. and that, therefore, its use in education demands critical and conscious perspectives from users. We conclude that it is important to constantly question the use of technologies in education, from a praxis perspective.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInfluência de Paulo Freirept_BR
dc.titlePaulo Freire, tecnologias e educação: olhares de pesquisadores brasileiros.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Raquel Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9208469507359517pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Klivia de Cassia Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9412398959184082pt_BR
dc.contributor.referee2Quillici Neto, Armindo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6897277608755605pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO estudo discute sobre a temática das tecnologias na educação, partindo da problemática de como o pensamento de Freire influencia os olhares dos pesquisadores brasileiros sobre o uso das tecnologias digitais na educação. A metodologia utilizada foi a perspectiva qualitativa e exploratória, por meio de um estudo bibliográfico a partir de pesquisas de autores brasileiros sobre essa temática. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral compreender a influência do pensamento freireano para a utilização de tecnologias na educação. Os resultados apontam que Paulo Freire, embora não tenha se dedicado ao tema específico das tecnologias como eixo de suas produções e pesquisas, colabora imensamente com importantes e atuais reflexões sobre o tema, destacando que as tecnologias não são nem boas, nem más, tampouco neutras e que, portanto, sua utilização na educação demanda perspectivas críticas e conscientes dos usuários. Concluímos que é importante o questionamento constante sobre o uso de tecnologias na educação, numa perspectiva da práxis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration25pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PauloFreireTecnologias.pdfTCC224.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons