Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37130
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7621-4126
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Comportamento do consumidor em relação ao ensino de línguas
Alternate title (s): Consumer behavior in relation to language learning
Author: Torres, Edner Silva
First Advisor: Fagundes, André Francisco Alcântara
First member of the Committee: Balbino, Raul de Freitas
Second member of the Committee: Daher Paulo, Renata Rodrigues
Summary: A temática desta pesquisa acadêmica teve como público-alvo estudantes de escolas de idiomas na cidade de Uberlândia (MG) e região e apresentou como objetivo maior, verificar como os consumidores desses cursos avaliam os atributos das escolas que escolheram para cursar e aprender uma língua estrangeira. De forma específica, os objetivos consistiram em: i) Identificar o tempo dedicado ao aprendizado de um segundo idioma; ii) Verificar de que forma os estudantes custeiam o aprendizado de um segundo idioma e iii) Mensurar a percepção dos alunos a respeito dos atributos da escola de idiomas onde estudam. Na metodologia. realizou-se uma pesquisa de caráter quantitativa. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário por meio com a ferramenta Survey Monkey, que foi disponibilizado de forma online para os alunos, perfazendo um total 226 respondentes. Como conclusão do estudo, observou-se que o custo do curso foi o item pior avaliado pelos estudantes, enquanto que a formação e experiência dos professores foram os itens melhores avaliados.
Abstract: The theme of this academic research was aimed at students from language schools in the city of Uberlândia (MG) and region, and its main objective was to verify how consumers of these courses evaluate the attributes of the schools they chose to attend and learn a foreign language. Specifically, the objectives consisted of: i) Identifying the time dedicated to learning a second language; ii) Check how students pay for the learning of a second language and iii) Measure the students' perception of the attributes of the language school where they study. In the methodology. A quantitative research was carried out. For data collection, a questionnaire was used using the Survey Monkey tool, which was made available online for students, making a total of 226 respondents. As a conclusion of the study, it was observed that the cost of the course was the item worst evaluated by students, while the training and experience of teachers were the items best evaluated.
Keywords: Comportamento do consumidor
Consumer behavior
Ensino de idiomas
Language teaching
Línguas
Languages
Perfil da clientela
Customer profile
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: TORRES, Edner Silva. Comportamento do consumidor em relação ao ensino de línguas. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37130
Date of defense: 23-Jan-2023
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComportamentoConsumidorRelação.pdfTCC1.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.