Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36922
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Educação em tempos pandemia de Covid-19: uma análise acerca do uso das tecnologias na educação no âmbito da pós-graduação na Universidade Federal de Uberlândia – UFU |
Título(s) alternativo(s): | Education in times of Covid-19 pandemic: an analysis about the technologies uses in education within the scope of post graduation at Universidade Federal de Uberlândia – UFU |
Autor(es): | Lima Júnior, Eduardo Brandão |
Primeiro orientador: | Santos, Adriana Cristina Omena dos |
Primeiro membro da banca: | Franco, Aléxia Pádua |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Luciana Charão de |
Resumo: | O trabalho apresenta dados de pesquisa vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia(UFU), que discute o Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia do COVID-19, no Brasil. Busca analisar esse ensino nos dois Programas de Pós-Graduação, vinculados à Faculdade de Educação na Universidade Federal de Uberlândia(UFU). Reflete sobre o Ensino Remoto regulado pelas tecnologias digitais em tempos de Covid-19 e as condições precárias de trabalho dos docentes no ensino superior, observando nos documentos, além da própria estruturação organizacional da proposta na UFU, as estratégias de interação e interatividade dos docentes com os discentes e entre os discentes. Possui como objetivo principal analisar a implementação das Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE) nos dois programas de pós-graduação vinculados à UFU durante a pandemia de COVID-19. Utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa e descritiva que, após revisão bibliográfica, utilizou como técnica de coleta de dados o levantamento documental, seguido de análise documental e análise descritiva, por meio de abordagem comparada. Nesse sentido, foi encontrado na pesquisa a dificuldade dos discentes e dos docentes dentro dos programas do PPGED e do PPGCE ao implementar o AARE, quanto aos meios de comunicação, ao meio em que se encontrou para estudar e lecionar, que é dentro do íntimo familiar. Ademais, foi possível perceber que houve uma sobrecarga de trabalho para os docentes, que mesmo aprendendo a manusear os meios de comunicação, tinham que lidar com a carga do trabalho, gerando uma intensificação. |
Abstract: | The work presents research data linked to the Education Postgraduate Program (PPGED) from the Federal University of Uberlândia (UFU), which discusses Emergencial Remote Teaching (ERE) during the COVID-19 pandemic, in Brazil. It seeks to analyze this teaching in both Postgraduate Programs, linked to the Faculty of Education at the Federal University of Uberlândia (UFU). It reflects on Remote Teaching regulated by digital technologies in times of COVID-19 and the precarious working conditions of teachers in higher education, observing in the documents, in addition to the organizational structure of the proposal at UFU, the interaction and interactivity strategies of teachers with students and among students. Its main objective is to analyze the implementation of Emergency Remote Academic Activities (AARE) in both graduate programs linked to UFU during the COVID-19 pandemic. It uses qualitative and descriptive research as a methodology, which, after a bibliographic review, used documental survey as a data collection technique, followed by document analysis and descriptive analysis, through a comparative approach. In that regard, the research found the difficulty of students and teachers within the PPGED and PPGCE programs to implement the AARE, regarding the means of communication, the environment in which they found themselves to study and teach, which is within the intimate family. Furthermore, it was possible to perceive that there was an overload of work for the professors, who, even learning to handle the media, had to deal with the workload, engendered an intensification. |
Palavras-chave: | Ensino Remoto Emergencial Pandemia Educação Tecnologias Pós-graduação UFU Stricto Sensu Emergency Remote Teaching. Pandemic Education Technologies Postgraduate |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Assunto: | Educação COVID-19, Pandemia de, 2020- Educação e tecnologia Ensino auxiliado por computador |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | LIMA JÚNIOR, Eduardo Brandão. Educação em tempos pandemia de covid-19: uma análise acerca do uso das tecnologias na educação no âmbito da Pós-Graduação na Universidade Federal de Uberlândia – UFU. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5343. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5343 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36922 |
Data de defesa: | 25-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EducaçãoTemposPandemia.pdf | Dissertação | 6.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons