Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36922
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima Júnior, Eduardo Brandão-
dc.date.accessioned2023-02-02T20:03:51Z-
dc.date.available2023-02-02T20:03:51Z-
dc.date.issued2022-06-25-
dc.identifier.citationLIMA JÚNIOR, Eduardo Brandão. Educação em tempos pandemia de covid-19: uma análise acerca do uso das tecnologias na educação no âmbito da Pós-Graduação na Universidade Federal de Uberlândia – UFU. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5343.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36922-
dc.description.abstractThe work presents research data linked to the Education Postgraduate Program (PPGED) from the Federal University of Uberlândia (UFU), which discusses Emergencial Remote Teaching (ERE) during the COVID-19 pandemic, in Brazil. It seeks to analyze this teaching in both Postgraduate Programs, linked to the Faculty of Education at the Federal University of Uberlândia (UFU). It reflects on Remote Teaching regulated by digital technologies in times of COVID-19 and the precarious working conditions of teachers in higher education, observing in the documents, in addition to the organizational structure of the proposal at UFU, the interaction and interactivity strategies of teachers with students and among students. Its main objective is to analyze the implementation of Emergency Remote Academic Activities (AARE) in both graduate programs linked to UFU during the COVID-19 pandemic. It uses qualitative and descriptive research as a methodology, which, after a bibliographic review, used documental survey as a data collection technique, followed by document analysis and descriptive analysis, through a comparative approach. In that regard, the research found the difficulty of students and teachers within the PPGED and PPGCE programs to implement the AARE, regarding the means of communication, the environment in which they found themselves to study and teach, which is within the intimate family. Furthermore, it was possible to perceive that there was an overload of work for the professors, who, even learning to handle the media, had to deal with the workload, engendered an intensification.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectPós-graduaçãopt_BR
dc.subjectUFUpt_BR
dc.subjectStricto Sensupt_BR
dc.subjectEmergency Remote Teaching.pt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectPostgraduatept_BR
dc.titleEducação em tempos pandemia de Covid-19: uma análise acerca do uso das tecnologias na educação no âmbito da pós-graduação na Universidade Federal de Uberlândia – UFUpt_BR
dc.title.alternativeEducation in times of Covid-19 pandemic: an analysis about the technologies uses in education within the scope of post graduation at Universidade Federal de Uberlândia – UFUpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cristina Omena dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1515433725914811pt_BR
dc.contributor.referee1Franco, Aléxia Pádua-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4607042780750206pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Luciana Charão de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8961457748240720pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7257106680269654pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho apresenta dados de pesquisa vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia(UFU), que discute o Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia do COVID-19, no Brasil. Busca analisar esse ensino nos dois Programas de Pós-Graduação, vinculados à Faculdade de Educação na Universidade Federal de Uberlândia(UFU). Reflete sobre o Ensino Remoto regulado pelas tecnologias digitais em tempos de Covid-19 e as condições precárias de trabalho dos docentes no ensino superior, observando nos documentos, além da própria estruturação organizacional da proposta na UFU, as estratégias de interação e interatividade dos docentes com os discentes e entre os discentes. Possui como objetivo principal analisar a implementação das Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE) nos dois programas de pós-graduação vinculados à UFU durante a pandemia de COVID-19. Utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa e descritiva que, após revisão bibliográfica, utilizou como técnica de coleta de dados o levantamento documental, seguido de análise documental e análise descritiva, por meio de abordagem comparada. Nesse sentido, foi encontrado na pesquisa a dificuldade dos discentes e dos docentes dentro dos programas do PPGED e do PPGCE ao implementar o AARE, quanto aos meios de comunicação, ao meio em que se encontrou para estudar e lecionar, que é dentro do íntimo familiar. Ademais, foi possível perceber que houve uma sobrecarga de trabalho para os docentes, que mesmo aprendendo a manusear os meios de comunicação, tinham que lidar com a carga do trabalho, gerando uma intensificação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration92pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5343pt_BR
dc.crossref.doibatchid433cbc70-25f2-40dd-afb5-ee4d7fefccc7-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.subject.autorizadoEducação e tecnologiapt_BR
dc.subject.autorizadoEnsino auxiliado por computadorpt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoTemposPandemia.pdfDissertação6.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons