Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36922
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Educação em tempos pandemia de Covid-19: uma análise acerca do uso das tecnologias na educação no âmbito da pós-graduação na Universidade Federal de Uberlândia – UFU
Alternate title (s): Education in times of Covid-19 pandemic: an analysis about the technologies uses in education within the scope of post graduation at Universidade Federal de Uberlândia – UFU
Author: Lima Júnior, Eduardo Brandão
First Advisor: Santos, Adriana Cristina Omena dos
First member of the Committee: Franco, Aléxia Pádua
Second member of the Committee: Oliveira, Luciana Charão de
Summary: O trabalho apresenta dados de pesquisa vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia(UFU), que discute o Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia do COVID-19, no Brasil. Busca analisar esse ensino nos dois Programas de Pós-Graduação, vinculados à Faculdade de Educação na Universidade Federal de Uberlândia(UFU). Reflete sobre o Ensino Remoto regulado pelas tecnologias digitais em tempos de Covid-19 e as condições precárias de trabalho dos docentes no ensino superior, observando nos documentos, além da própria estruturação organizacional da proposta na UFU, as estratégias de interação e interatividade dos docentes com os discentes e entre os discentes. Possui como objetivo principal analisar a implementação das Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE) nos dois programas de pós-graduação vinculados à UFU durante a pandemia de COVID-19. Utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa e descritiva que, após revisão bibliográfica, utilizou como técnica de coleta de dados o levantamento documental, seguido de análise documental e análise descritiva, por meio de abordagem comparada. Nesse sentido, foi encontrado na pesquisa a dificuldade dos discentes e dos docentes dentro dos programas do PPGED e do PPGCE ao implementar o AARE, quanto aos meios de comunicação, ao meio em que se encontrou para estudar e lecionar, que é dentro do íntimo familiar. Ademais, foi possível perceber que houve uma sobrecarga de trabalho para os docentes, que mesmo aprendendo a manusear os meios de comunicação, tinham que lidar com a carga do trabalho, gerando uma intensificação.
Abstract: The work presents research data linked to the Education Postgraduate Program (PPGED) from the Federal University of Uberlândia (UFU), which discusses Emergencial Remote Teaching (ERE) during the COVID-19 pandemic, in Brazil. It seeks to analyze this teaching in both Postgraduate Programs, linked to the Faculty of Education at the Federal University of Uberlândia (UFU). It reflects on Remote Teaching regulated by digital technologies in times of COVID-19 and the precarious working conditions of teachers in higher education, observing in the documents, in addition to the organizational structure of the proposal at UFU, the interaction and interactivity strategies of teachers with students and among students. Its main objective is to analyze the implementation of Emergency Remote Academic Activities (AARE) in both graduate programs linked to UFU during the COVID-19 pandemic. It uses qualitative and descriptive research as a methodology, which, after a bibliographic review, used documental survey as a data collection technique, followed by document analysis and descriptive analysis, through a comparative approach. In that regard, the research found the difficulty of students and teachers within the PPGED and PPGCE programs to implement the AARE, regarding the means of communication, the environment in which they found themselves to study and teach, which is within the intimate family. Furthermore, it was possible to perceive that there was an overload of work for the professors, who, even learning to handle the media, had to deal with the workload, engendered an intensification.
Keywords: Ensino Remoto Emergencial
Pandemia
Educação
Tecnologias
Pós-graduação
UFU
Stricto Sensu
Emergency Remote Teaching.
Pandemic
Education
Technologies
Postgraduate
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Educação
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Educação e tecnologia
Ensino auxiliado por computador
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: LIMA JÚNIOR, Eduardo Brandão. Educação em tempos pandemia de covid-19: uma análise acerca do uso das tecnologias na educação no âmbito da Pós-Graduação na Universidade Federal de Uberlândia – UFU. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5343.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5343
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36922
Date of defense: 25-Jun-2022
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoTemposPandemia.pdfDissertação6.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons