Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36811
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-3139-8704 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Direito à educação em tempos pandêmicos nos anos iniciais do ensino fundamental: é para todos/as? |
Autor(es): | Silva, João Vitor Santos |
Primeiro orientador: | Nunes, Klívia de Cássia Silva |
Primeiro membro da banca: | Rezende, Valéria Moreira |
Segundo membro da banca: | Souza, Vilma Aparecida de |
Resumo: | Este trabalho tem por temática o direito à educação em tempos pandêmicos. A pandemia é resultado do vírus SARS-CoV-2 causador da doença Covid-19 que atingiu inúmeras pessoas devido seu alto grau de contágio, sendo assim, fez-se necessário o isolamento social, com consequência para diversos setores, especialmente, para as escolares, que tiveram que organizar outras maneiras para continuar com a oferta educacional para os alunos. Nesse sentido, buscou-se investigar se a forma adotada nesse período para dar continuidade a oferta do ensino nas escolas públicas, garantiu o direito ao acesso e permanência a educação dos/as alunos/as no município de Ituiutaba-MG. Para realização dessa investigação analisou-se as políticas educacionais adotadas para o ensino remoto; identificou-se as estratégias de ensino adotadas na pandemia como forma de garantir a aprendizagem dos/as alunos/as; e, por fim, analisou-se as condições de acesso e permanência destes no ensino remoto em 3 escolas 1 da rede municipal e 2 da rede estadual. Utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, assumindo um viés descritivo. Observou-se com a realização da pesquisa que a forma adotada para dar andamento às atividades escolares foram insuficientes para garantir o acesso e a permanência à educação, pois enfrentou diversos desafios que impactam no processo de ensino e aprendizagem não de forma positiva. |
Palavras-chave: | Pandemia Direito à educação Ensino remoto |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, João Vitor Santos. Direito à educação em tempos pandêmicos nos anos iniciais do ensino fundamental: é para todos/as?. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36811 |
Data de defesa: | 5-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DireitoEducaçãoTempos.PDF | 630.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.