Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36811
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, João Vitor Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-26T13:18:59Z | - |
dc.date.available | 2023-01-26T13:18:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, João Vitor Santos. Direito à educação em tempos pandêmicos nos anos iniciais do ensino fundamental: é para todos/as?. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36811 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.title | Direito à educação em tempos pandêmicos nos anos iniciais do ensino fundamental: é para todos/as? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Klívia de Cássia Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9412398959184082 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rezende, Valéria Moreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1154586418090576 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Vilma Aparecida de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1776641740982053 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por temática o direito à educação em tempos pandêmicos. A pandemia é resultado do vírus SARS-CoV-2 causador da doença Covid-19 que atingiu inúmeras pessoas devido seu alto grau de contágio, sendo assim, fez-se necessário o isolamento social, com consequência para diversos setores, especialmente, para as escolares, que tiveram que organizar outras maneiras para continuar com a oferta educacional para os alunos. Nesse sentido, buscou-se investigar se a forma adotada nesse período para dar continuidade a oferta do ensino nas escolas públicas, garantiu o direito ao acesso e permanência a educação dos/as alunos/as no município de Ituiutaba-MG. Para realização dessa investigação analisou-se as políticas educacionais adotadas para o ensino remoto; identificou-se as estratégias de ensino adotadas na pandemia como forma de garantir a aprendizagem dos/as alunos/as; e, por fim, analisou-se as condições de acesso e permanência destes no ensino remoto em 3 escolas 1 da rede municipal e 2 da rede estadual. Utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, assumindo um viés descritivo. Observou-se com a realização da pesquisa que a forma adotada para dar andamento às atividades escolares foram insuficientes para garantir o acesso e a permanência à educação, pois enfrentou diversos desafios que impactam no processo de ensino e aprendizagem não de forma positiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 44 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 127445834 | - |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DireitoEducaçãoTempos.PDF | 630.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.