Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36811
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, João Vitor Santos-
dc.date.accessioned2023-01-26T13:18:59Z-
dc.date.available2023-01-26T13:18:59Z-
dc.date.issued2023-08-05-
dc.identifier.citationSILVA, João Vitor Santos. Direito à educação em tempos pandêmicos nos anos iniciais do ensino fundamental: é para todos/as?. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36811-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleDireito à educação em tempos pandêmicos nos anos iniciais do ensino fundamental: é para todos/as?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Klívia de Cássia Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9412398959184082pt_BR
dc.contributor.referee1Rezende, Valéria Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1154586418090576pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Vilma Aparecida de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1776641740982053pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por temática o direito à educação em tempos pandêmicos. A pandemia é resultado do vírus SARS-CoV-2 causador da doença Covid-19 que atingiu inúmeras pessoas devido seu alto grau de contágio, sendo assim, fez-se necessário o isolamento social, com consequência para diversos setores, especialmente, para as escolares, que tiveram que organizar outras maneiras para continuar com a oferta educacional para os alunos. Nesse sentido, buscou-se investigar se a forma adotada nesse período para dar continuidade a oferta do ensino nas escolas públicas, garantiu o direito ao acesso e permanência a educação dos/as alunos/as no município de Ituiutaba-MG. Para realização dessa investigação analisou-se as políticas educacionais adotadas para o ensino remoto; identificou-se as estratégias de ensino adotadas na pandemia como forma de garantir a aprendizagem dos/as alunos/as; e, por fim, analisou-se as condições de acesso e permanência destes no ensino remoto em 3 escolas 1 da rede municipal e 2 da rede estadual. Utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, assumindo um viés descritivo. Observou-se com a realização da pesquisa que a forma adotada para dar andamento às atividades escolares foram insuficientes para garantir o acesso e a permanência à educação, pois enfrentou diversos desafios que impactam no processo de ensino e aprendizagem não de forma positiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode127445834-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DireitoEducaçãoTempos.PDF630.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.