Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36760
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Fazeres musicais em uma Ong: a motivação observada nas relações de ensinar e aprender
Título(s) alternativo(s): Musical doings in an NGO: the motivation observed in the relationships of teaching and learning
Autor(es): Matos Neta, Marina Sodré de
Primeiro orientador: Costa, Maria Cristina Lemes de Souza
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Lilia Neves
Segundo membro da banca: Morato, Cíntia Thaís
Resumo: Este texto é resultado de uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que teve como objetivo geral conhecer a proposta de ensino de música e metodologia de trabalho de um professor de música em um projeto social. A coleta de dados se deu por meio de observações das aulas de canto coletivo e percussão do referido professor durante o segundo semestre de 2018. A partir de teorias da motivação da aprendizagem buscou-se compreender os processos observados nas aulas de música e nas relações estabelecidas entre ensino-aprendizagem e entre os participantes do projeto. Constatou-se que fatores motivacionais extrínsecos foram desencadeados no processo de trabalho do professor, despertando também nos alunos motivações intrínsecas, pelo prazer, autoconfiança e domínio no fazer musical.
Abstract: This text is the result of a research carried out as a Course Completion Work (TCC) which had as general objective to know the music teaching proposal and methodology of work of a music teacher in a social project. Data collection took place through observations of the teacher's collective singing and percussion classes during the second half of 2018. Based on learning motivation theories, we sought to understand the processes observed in music classes and the relationships established between teaching-learning and among project participants. It was found that factors extrinsic motivational factors were triggered in the teacher's work process, also awakening in students intrinsic motivations, for pleasure, self-confidence and mastery in making music.
Palavras-chave: Ensino de música
Ong
Projeto social
Motivação na aprendizagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MATOS NETA, Marina Sodré de. Fazeres Musicais em uma Ong: a motivação observada nas relações de ensinar e aprender. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36760
Data de defesa: 16-Out-2020
Aparece nas coleções:TCC - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FazeresMusicaisOng.pdfTCC931.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.