Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36760
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMatos Neta, Marina Sodré de-
dc.date.accessioned2023-01-19T13:16:42Z-
dc.date.available2023-01-19T13:16:42Z-
dc.date.issued2020-10-16-
dc.identifier.citationMATOS NETA, Marina Sodré de. Fazeres Musicais em uma Ong: a motivação observada nas relações de ensinar e aprender. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36760-
dc.description.abstractThis text is the result of a research carried out as a Course Completion Work (TCC) which had as general objective to know the music teaching proposal and methodology of work of a music teacher in a social project. Data collection took place through observations of the teacher's collective singing and percussion classes during the second half of 2018. Based on learning motivation theories, we sought to understand the processes observed in music classes and the relationships established between teaching-learning and among project participants. It was found that factors extrinsic motivational factors were triggered in the teacher's work process, also awakening in students intrinsic motivations, for pleasure, self-confidence and mastery in making music.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de músicapt_BR
dc.subjectOngpt_BR
dc.subjectProjeto socialpt_BR
dc.subjectMotivação na aprendizagempt_BR
dc.titleFazeres musicais em uma Ong: a motivação observada nas relações de ensinar e aprenderpt_BR
dc.title.alternativeMusical doings in an NGO: the motivation observed in the relationships of teaching and learningpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Maria Cristina Lemes de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728366266335376pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460pt_BR
dc.contributor.referee2Morato, Cíntia Thaís-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste texto é resultado de uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que teve como objetivo geral conhecer a proposta de ensino de música e metodologia de trabalho de um professor de música em um projeto social. A coleta de dados se deu por meio de observações das aulas de canto coletivo e percussão do referido professor durante o segundo semestre de 2018. A partir de teorias da motivação da aprendizagem buscou-se compreender os processos observados nas aulas de música e nas relações estabelecidas entre ensino-aprendizagem e entre os participantes do projeto. Constatou-se que fatores motivacionais extrínsecos foram desencadeados no processo de trabalho do professor, despertando também nos alunos motivações intrínsecas, pelo prazer, autoconfiança e domínio no fazer musical.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FazeresMusicaisOng.pdfTCC931.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.