Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36760
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Fazeres musicais em uma Ong: a motivação observada nas relações de ensinar e aprender |
Título (s) alternativo (s): | Musical doings in an NGO: the motivation observed in the relationships of teaching and learning |
Autor: | Matos Neta, Marina Sodré de |
Primer orientador: | Costa, Maria Cristina Lemes de Souza |
Primer miembro de la banca: | Gonçalves, Lilia Neves |
Segundo miembro de la banca: | Morato, Cíntia Thaís |
Resumen: | Este texto é resultado de uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que teve como objetivo geral conhecer a proposta de ensino de música e metodologia de trabalho de um professor de música em um projeto social. A coleta de dados se deu por meio de observações das aulas de canto coletivo e percussão do referido professor durante o segundo semestre de 2018. A partir de teorias da motivação da aprendizagem buscou-se compreender os processos observados nas aulas de música e nas relações estabelecidas entre ensino-aprendizagem e entre os participantes do projeto. Constatou-se que fatores motivacionais extrínsecos foram desencadeados no processo de trabalho do professor, despertando também nos alunos motivações intrínsecas, pelo prazer, autoconfiança e domínio no fazer musical. |
Abstract: | This text is the result of a research carried out as a Course Completion Work (TCC) which had as general objective to know the music teaching proposal and methodology of work of a music teacher in a social project. Data collection took place through observations of the teacher's collective singing and percussion classes during the second half of 2018. Based on learning motivation theories, we sought to understand the processes observed in music classes and the relationships established between teaching-learning and among project participants. It was found that factors extrinsic motivational factors were triggered in the teacher's work process, also awakening in students intrinsic motivations, for pleasure, self-confidence and mastery in making music. |
Palabras clave: | Ensino de música Ong Projeto social Motivação na aprendizagem |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | MATOS NETA, Marina Sodré de. Fazeres Musicais em uma Ong: a motivação observada nas relações de ensinar e aprender. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36760 |
Fecha de defensa: | 16-oct-2020 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FazeresMusicaisOng.pdf | TCC | 931.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.