Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36741
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5482-7834
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Experimentação para o ensino de química orgânica: um kit genérico de arraste a vapor/ hidrodestilação e sua viabilidade no ensino
Autor(es): Silva, Bianca Angelica da
Primeiro orientador: Panatieri, Rodrigo Barroso
Primeiro membro da banca: Rocha, Tatiane Aparecida Silva
Segundo membro da banca: Júnior, José Gonçalves Teixeira
Resumo: Nos últimos tempos, diversas metodologias vêm sendo aplicadas para ajudar no processo de ensino de química, a fim de atrair os alunos a produzir uma aprendizagem significativa. A química orgânica na educação básica, está em um cenário de limitação de práticas experimentais, desta forma, pensar em experimentos que funciona como meio para estudar e compreender as teorias, nesse caso, mediando os processos de ensino e aprendizagem de química orgânica que é uma tarefa cara para professores e pesquisadores da área. Neste sentido, o trabalho visa a experimentação para o ensino de química orgânica ao elaborar um kit génerico experimental de arraste a vapor/ hidrodestilação, que seja viável e de fácil acesso para implementar nas escolas de ensino médio com recursos limitados de materiais de laboratório e implementar o conteúdo de óleos essenciais na educação de química orgânica relacionando com a química e o cotidiano. Realiza-se o mapeamento de artigos e textos dos QNESC, QN e ENEQ, como base para experimentação proposta e uma ideia de refutar o argumento frequente que não existe atividades experimentais no ensino de química orgânica . Espera-se que com o desenvolvimento e aplicação desse kit de arraste a vapor/hidrodestilação desperte maior interesse pela pesquisa na área de química orgânica, assim também trazendo conhecimento e uma nova experimentação didática em sala de aula tanto para o aluno do ensino médio, como um instrumento distinto a ser realizado para os futuros professores de química e professores que já atuam, onde também é analisado as concepçôes dos futuros professores sobre a proposta de aula para o ensino de quìmica.
Abstract: Recently, several methodologies have been applied to help in the chemistry teaching process, to attract students to produce meaningful learning. Organic chemistry in basic education is in a restricted scenario of experimental practices. Thus, thinking about experiments to mediate the teaching and learning processes of organic chemistry is a priceless task for teachers and researchers in the area. Therefore, this work aims at experimentation for the teaching of organic chemistry by developing to design a generic experimental steam distillation/hydrodistillation kit that is feasible and easily accessible to implement in high schools with limited resources of laboratory materials and to implement the content of essential oils in organic chemistry education relating to chemistry and the everyday. The mapping of articles and texts from QNESC, QN and ENEQ is carried out, as a basis for the proposed experimentation and an idea to refute the frequent argument that there are no experimental activities in the teaching of organic chemistry. It is hoped that with the development and application of this steam distillation/hydrodistillation kit, it will arouse greater interest in research in the area of organic chemistry, as well as bringing knowledge and a new didactic experimentation in the classroom for both high school students and students. a different instrument to be carried out for future chemistry teachers and teachers who already work, where the conceptions of future teachers on the proposal of a class for teaching chemistry are also analyzed. S
Palavras-chave: Ensino de química orgânica
Teaching organic chemistry
Experimentação
Experimentation
Arraste a vapor
Steam distillation
Viabilidade
Feasibility
Hidrodestilação
Hydrodistillation
Óleos essenciais
Essential oils
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Bianca Angelica da. Experimentação para o ensino de química orgânica: um kit genérico de arraste a vapor/ hidrodestilação e sua viabilidade no ensino. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36741
Data de defesa: 27-Out-2022
Aparece nas coleções:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ExperimentaçãoParaEnsino.pdftrabalho de conclusão de curso1.91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.