Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36741
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Bianca Angelica da-
dc.date.accessioned2023-01-16T15:52:32Z-
dc.date.available2023-01-16T15:52:32Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.identifier.citationSILVA, Bianca Angelica da. Experimentação para o ensino de química orgânica: um kit genérico de arraste a vapor/ hidrodestilação e sua viabilidade no ensino. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36741-
dc.description.abstractRecently, several methodologies have been applied to help in the chemistry teaching process, to attract students to produce meaningful learning. Organic chemistry in basic education is in a restricted scenario of experimental practices. Thus, thinking about experiments to mediate the teaching and learning processes of organic chemistry is a priceless task for teachers and researchers in the area. Therefore, this work aims at experimentation for the teaching of organic chemistry by developing to design a generic experimental steam distillation/hydrodistillation kit that is feasible and easily accessible to implement in high schools with limited resources of laboratory materials and to implement the content of essential oils in organic chemistry education relating to chemistry and the everyday. The mapping of articles and texts from QNESC, QN and ENEQ is carried out, as a basis for the proposed experimentation and an idea to refute the frequent argument that there are no experimental activities in the teaching of organic chemistry. It is hoped that with the development and application of this steam distillation/hydrodistillation kit, it will arouse greater interest in research in the area of organic chemistry, as well as bringing knowledge and a new didactic experimentation in the classroom for both high school students and students. a different instrument to be carried out for future chemistry teachers and teachers who already work, where the conceptions of future teachers on the proposal of a class for teaching chemistry are also analyzed. Spt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de química orgânicapt_BR
dc.subjectTeaching organic chemistrypt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectArraste a vaporpt_BR
dc.subjectSteam distillationpt_BR
dc.subjectViabilidadept_BR
dc.subjectFeasibilitypt_BR
dc.subjectHidrodestilaçãopt_BR
dc.subjectHydrodistillationpt_BR
dc.subjectÓleos essenciaispt_BR
dc.subjectEssential oilspt_BR
dc.titleExperimentação para o ensino de química orgânica: um kit genérico de arraste a vapor/ hidrodestilação e sua viabilidade no ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Panatieri, Rodrigo Barroso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=CDCC0307ADB7C18546EE83063CF783A2.buscatextual_6pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Tatiane Aparecida Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4478168E4&tokenCaptchar=03AD1IbLAAiv0vk8F_RmdfdJEarH6tnN-fIcnPjUmuqmnwQI15YdJTiP7tOCqel0ZYQ-INzOSXn6XFqWlMYcNhiqnFA5TN8xtcPTg8zAkRTI8Lw5hH3yuVpi9xMJfr3Cx9CuGHHSgCb72UoJjwwUVs-P_584WCJeFOrYx4jCwyzqm3cx4eiPCfmblE4pmRKBmMtRJMCIZymEdXXxyu5UGA17cOXhhbVwfMkWA1MtHb2ETbbmFUoggNXFcID5FVlaibm7eSHcy59a1fleH0vtZ5eDQH6pNh_vPZQ4SNlR_Y5dZ8r3Gvpx0fmn_8y_38j0LegSHWUexCtJggXHQLw4nXt_fWGz6kqrRVe8iINXtAA86SaLNRYDF84xs75NrwmoaPIOtTYJjLrzl7KHUZbWQiVQbN2blMBLUiEYY6bdq18DBjmRfNN0gK9eUbI8eZQdyhPrPCL5HkQCLXsW96gbLvllPBcWy71TmcEHdW1Sq2Liq7BgSrdHk-ABdqJgMysxumit1YqylnGFJ01wLTuny3EIGc8is4Mqhi0wpt_BR
dc.contributor.referee2Júnior, José Gonçalves Teixeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNos últimos tempos, diversas metodologias vêm sendo aplicadas para ajudar no processo de ensino de química, a fim de atrair os alunos a produzir uma aprendizagem significativa. A química orgânica na educação básica, está em um cenário de limitação de práticas experimentais, desta forma, pensar em experimentos que funciona como meio para estudar e compreender as teorias, nesse caso, mediando os processos de ensino e aprendizagem de química orgânica que é uma tarefa cara para professores e pesquisadores da área. Neste sentido, o trabalho visa a experimentação para o ensino de química orgânica ao elaborar um kit génerico experimental de arraste a vapor/ hidrodestilação, que seja viável e de fácil acesso para implementar nas escolas de ensino médio com recursos limitados de materiais de laboratório e implementar o conteúdo de óleos essenciais na educação de química orgânica relacionando com a química e o cotidiano. Realiza-se o mapeamento de artigos e textos dos QNESC, QN e ENEQ, como base para experimentação proposta e uma ideia de refutar o argumento frequente que não existe atividades experimentais no ensino de química orgânica . Espera-se que com o desenvolvimento e aplicação desse kit de arraste a vapor/hidrodestilação desperte maior interesse pela pesquisa na área de química orgânica, assim também trazendo conhecimento e uma nova experimentação didática em sala de aula tanto para o aluno do ensino médio, como um instrumento distinto a ser realizado para os futuros professores de química e professores que já atuam, onde também é analisado as concepçôes dos futuros professores sobre a proposta de aula para o ensino de quìmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímicapt_BR
dc.sizeorduration41pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.orcid.putcode126683923-
Appears in Collections:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExperimentaçãoParaEnsino.pdftrabalho de conclusão de curso1.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.