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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36683
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-3459-9966 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Fatores intervenientes do cuidado em saúde bucal de crianças com autismo: um estudo qualitativo |
Título (s) alternativo (s): | Intervening factors in oral health care for children with autism: a qualitative study |
Autor: | Ventura, Lorrayne Beatriz Gonçalves |
Primer orientador: | Herval, Álex Moreira |
Primer miembro de la banca: | Prado, Alessandra |
Segundo miembro de la banca: | Bulgareli, Jaqueline |
Tercer miembro de la banca: | Oliveira, Millena |
Resumen: | Introdução: Os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) exercem um papel fundamental na manutenção da saúde bucal, pois são responsáveis pelo cuidado cotidiano dessas crianças. Entretanto, esses cuidadores podem enfrentar dificuldades para promover esse cuidado em função de limitações impostas pelo TEA. Objetivos: Compreender o desenvolvimento das práticas de cuidado em saúde bucal desenvolvido por cuidadores de crianças com TEA. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa com mães de crianças com TEA considerado moderado ou grave. A pesquisa foi conduzida com entrevistas semiestruturadas audiogravadas e apoiada por um roteiro de entrevista. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da Teoria Fundamentada de Dados em três níveis de codificação e a interpretação dos dados pautou-se na Teoria Transcultural do Cuidado. Resultados: A análise resultou em duas categorias: “Diversidade Cultural do Cuidado à Criança Autista” e “Valores culturais presentes por trás dos bastidores”. Cada uma dessas duas categorias principais foi formada por quatro categorias secundárias. A partir dessas categorias foi elaborado um modelo teórico pautado nos dados empíricos para explicar fatores que interferem na resistência à higiene bucal em crianças autistas. Conclusão: O modelo teórico construído pode auxiliar profissionais de saúde e entidades coletivas direcionadas à pessoa com TEA, além de alertar para o risco da culpabilização dos cuidadores pelo insucesso das medidas preventivas. |
Palabras clave: | Transtorno do Espectro Autista Saúde bucal Higiene bucal |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | VENTURA, Lorrayne Beatriz Gonçalves. Fatores intervenientes do cuidado em saúde bucal de crianças com autismo: um estudo qualitativo. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36683 |
Fecha de defensa: | 7-dic-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Odontologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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