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dc.creatorVentura, Lorrayne Beatriz Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-01-09T17:54:08Z-
dc.date.available2023-01-09T17:54:08Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.citationVENTURA, Lorrayne Beatriz Gonçalves. Fatores intervenientes do cuidado em saúde bucal de crianças com autismo: um estudo qualitativo. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36683-
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectHigiene bucalpt_BR
dc.titleFatores intervenientes do cuidado em saúde bucal de crianças com autismo: um estudo qualitativopt_BR
dc.title.alternativeIntervening factors in oral health care for children with autism: a qualitative studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Herval, Álex Moreira-
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dc.contributor.referee1Prado, Alessandra-
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dc.contributor.referee2Bulgareli, Jaqueline-
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dc.contributor.referee3Oliveira, Millena-
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dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) exercem um papel fundamental na manutenção da saúde bucal, pois são responsáveis pelo cuidado cotidiano dessas crianças. Entretanto, esses cuidadores podem enfrentar dificuldades para promover esse cuidado em função de limitações impostas pelo TEA. Objetivos: Compreender o desenvolvimento das práticas de cuidado em saúde bucal desenvolvido por cuidadores de crianças com TEA. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa com mães de crianças com TEA considerado moderado ou grave. A pesquisa foi conduzida com entrevistas semiestruturadas audiogravadas e apoiada por um roteiro de entrevista. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da Teoria Fundamentada de Dados em três níveis de codificação e a interpretação dos dados pautou-se na Teoria Transcultural do Cuidado. Resultados: A análise resultou em duas categorias: “Diversidade Cultural do Cuidado à Criança Autista” e “Valores culturais presentes por trás dos bastidores”. Cada uma dessas duas categorias principais foi formada por quatro categorias secundárias. A partir dessas categorias foi elaborado um modelo teórico pautado nos dados empíricos para explicar fatores que interferem na resistência à higiene bucal em crianças autistas. Conclusão: O modelo teórico construído pode auxiliar profissionais de saúde e entidades coletivas direcionadas à pessoa com TEA, além de alertar para o risco da culpabilização dos cuidadores pelo insucesso das medidas preventivas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseOdontologiapt_BR
dc.sizeorduration52pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVApt_BR
dc.orcid.putcode126162910-
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