Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36683
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3459-9966
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Fatores intervenientes do cuidado em saúde bucal de crianças com autismo: um estudo qualitativo
Título(s) alternativo(s): Intervening factors in oral health care for children with autism: a qualitative study
Autor(es): Ventura, Lorrayne Beatriz Gonçalves
Primeiro orientador: Herval, Álex Moreira
Primeiro membro da banca: Prado, Alessandra
Segundo membro da banca: Bulgareli, Jaqueline
Terceiro membro da banca: Oliveira, Millena
Resumo: Introdução: Os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) exercem um papel fundamental na manutenção da saúde bucal, pois são responsáveis pelo cuidado cotidiano dessas crianças. Entretanto, esses cuidadores podem enfrentar dificuldades para promover esse cuidado em função de limitações impostas pelo TEA. Objetivos: Compreender o desenvolvimento das práticas de cuidado em saúde bucal desenvolvido por cuidadores de crianças com TEA. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa com mães de crianças com TEA considerado moderado ou grave. A pesquisa foi conduzida com entrevistas semiestruturadas audiogravadas e apoiada por um roteiro de entrevista. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da Teoria Fundamentada de Dados em três níveis de codificação e a interpretação dos dados pautou-se na Teoria Transcultural do Cuidado. Resultados: A análise resultou em duas categorias: “Diversidade Cultural do Cuidado à Criança Autista” e “Valores culturais presentes por trás dos bastidores”. Cada uma dessas duas categorias principais foi formada por quatro categorias secundárias. A partir dessas categorias foi elaborado um modelo teórico pautado nos dados empíricos para explicar fatores que interferem na resistência à higiene bucal em crianças autistas. Conclusão: O modelo teórico construído pode auxiliar profissionais de saúde e entidades coletivas direcionadas à pessoa com TEA, além de alertar para o risco da culpabilização dos cuidadores pelo insucesso das medidas preventivas.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Saúde bucal
Higiene bucal
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: VENTURA, Lorrayne Beatriz Gonçalves. Fatores intervenientes do cuidado em saúde bucal de crianças com autismo: um estudo qualitativo. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36683
Data de defesa: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FatoresIntervenientesCuidado.pdf1.81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons