Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36657
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2114-747X
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação financeira: uma investigação estatística de situações reais
Título(s) alternativo(s): Financial education: a statistical investigation of real situations
Autor(es): Moraes, Marcelo Gomes Ferreira de
Primeiro orientador: Souza, Leandro de Oliveira
Primeiro membro da banca: Marim, Vlademir
Segundo membro da banca: Souza, Antonio Carlos de
Resumo: Esta pesquisa tem como principal objetivo investigar como a coleta e análise de dados financeiros oriundos de situações cotidianas poderiam auxiliar na Educação Financeira de estudantes do curso Técnico em Logística do primeiro ano do Ensino Médio Integral. Na sociedade, a tomada consciente de decisões financeiras é uma maneira saudável de evitar o consumo compulsivo e o endividamento e aumentar o poder de compra. Para fazer uma boa análise financeira, é imprescindível ter uma base de Educação Estatística. Tendo isso em vista, o objeto de estudo desta pesquisa é o produto educacional, no caso, uma sequência didática com a perspectiva da Educação Financeira embasada na análise de situações reais, foi produzida pelo professor e pesquisador. A sequência didática foi aplicada com cinco estudantes do primeiro ano do Ensino Médio Integral Técnico, no curso de Logística, na disciplina de Matemática Financeira, em uma Escola Estadual em Ituiutaba, Minas Gerais. A investigação tem uma abordagem descritiva no âmbito da parte empírica, relacionada à aplicação das atividades. Trata-se de uma pesquisa de campo. A coleta de dados deu-se por meio da plataforma Google Meet, e a análise se debruça sobre as respostas dos estudantes nas aulas e sobre os registros escritos no material impresso da sequência didática. Os encontros foram videogravados para posterior transcrição das aulas. A pesquisa proporciona o recorte de múltiplos estudos de caso. Os resultados deste estudo sinalizam que as contribuições da formação foram relevantes para os participantes e para os profissionais da Educação envolvidos, já que o tema Educação Financeira é transversal e pode ser usado para ampliar o conhecimento em diversas áreas.
Abstract: The main objective of this research is to investigate how the collection and analysis of financial data or everyday situations as the main aid in the Financial Education of Students of the Technical Course in Logistics of the first year of Integral High School. In society, making conscious financial decisions is a healthy way to avoid compulsive consumption and indebtedness and increase purchasing power. To make a good financial analysis, it is necessary to have a good base of Statistical Education. With this in mind, the object of study of this research is the educational product, not a didactic sequence with the perspective of Financial Education based on the analysis of real situations, it was produced by the teacher and researcher. The didactic sequence was applied with five students of the first Integral Technical High School, in the Logistics course, in the discipline of Financial Mathematics, in a State School in Ituiutaba, Minas Gerais. The investigation has a descriptive approach in the scope of the empirical part, related to the application of activities. This is a field survey. Data collection took place through the Google Meet platform, and an analysis focuses on the students' responses in classes and on the records written in the printed material of the didactic sequence. The meetings were videotaped for later evaluation of the classes. A produces the clipping of several case studies. The results of this study indicate that as training contributions were relevant for the participants and for the Education professionals, the areas involved, since the topic Financial Education is transversal and can be used to expand knowledge in several areas.
Palavras-chave: Logística
Ensino Integral
Ensino Médio Integral Técnico
Statistical education
Financial education
High school
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Ciência - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: MORAES, Marcelo Gomes Ferreira de. Educação financeira: uma investigação estatística de situações reais. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.457.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.457
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36657
Data de defesa: 29-Jul-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoFinanceiraUma.pdfDissertação15.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
EducacaoFinanceiraeEstatistica.pdfAnexo10.93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons