Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36650
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Ensinando fração a partir da construção de instrumentos musicais |
Título(s) alternativo(s): | Teaching fraction from the construction of musical instruments |
Autor(es): | Costa, Amanda Couto da |
Primeiro orientador: | Marco, Fabiana Fiorezi de |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Cristiane Coppe de |
Segundo membro da banca: | Souza, Flávia Dias de |
Resumo: | O presente estudo tem como intuito responder o seguinte questionamento: Que conhecimentos sobre fração são apresentados por alunos do Ensino Fundamental ao construírem instrumentos musicais em aulas de matemática? O objetivo principal foi analisar quais são os conhecimentos sobre fração que dois alunos do 8º ano do Ensino Fundamental apresentam durante a construção de instrumentos musicais. O trabalho se configurou no desenvolvimento de uma proposta baseada na Resolução de Problemas, por meio de uma História em Quadrinhos, a partir da construção dos seguintes instrumentos musicais: Ganzá, Pífano, Pau de Chuva e Flauta de Pan. Mediante ao contexto da pandemia vivido nos anos 2020 e 2021, a proposta foi realizada de forma presencial, com dois alunos convidados pela pesquisadora. A análise da pesquisa foi feita a partir dos diálogos dos alunos com a pesquisadora e percebeu-se que os alunos necessitavam rever conhecimentos sobre fração e a partir da proposta que foi desenvolvida, foi possível trabalhar significados de fração como medida e divisão, além de possibilitar um diálogo acerca dos registros da fração como número decimal e como porcentagem A partir do movimento dessa pesquisa, foi elaborado, como produto educacional, uma unidade didática com propostas, que têm como objetivo explorar o conceito de fração a partir da construção de instrumentos musicais e alguns fundamentos básicos sobre música. Espera-se que esse trabalho possa incentivar outros professores a buscar formas de realizar ações ao ensinar que possibilitem a redescoberta dos elementos essenciais da fração a partir da relação com a música. |
Abstract: | This study presents a Master's research developed in the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Uberlândia, which aims to answer the following question: What knowledge about fraction are presented by elementary school students when building instruments musicals in math classes? The main objective was to analyze what is the knowledge about fraction that two students of the 8th year of Elementary School present during the construction of musical instruments. The work was configured in the development of a proposal based on Problem Solving, through a Comics, from the construction of the following musical instruments: Ganzá, Pífano, Pau de Chuva and Pan Flute. Given the context of the pandemic experienced in the years 2020 and 2021, the proposal was carried out in person, with two students invited by the researcher. The research analysis was based on the students' dialogues with the researcher and it was noticed that the students needed to review their knowledge about fraction and from the proposal that was developed, it was possible to work on fraction meanings such as measurement and division, in addition to enabling a dialogue about the records of the fraction as a decimal number and as a percentage Based on the movement of this research, a didactic unit was prepared as an educational product with proposals, which aim to explore the concept of fraction from the construction of musical instruments and some basics about music. It is hoped that this work can encourage other teachers to seek ways to carry out actions when teaching that allow the rediscovery of the essential elements of the fraction from the relationship with music. |
Palavras-chave: | Frações Resolução de Problemas Música Ensino Fundamental Fractions Problem Solving Music Elementary School |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Assunto: | Ciência - Estudo e ensino Música na educação Frações Matemática - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Referência: | COSTA, Amanda Couto da. Ensinando fração a partir da construção de instrumentos musicais. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2022. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.614 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.614 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36650 |
Data de defesa: | 28-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinandoFraçãoA.pdf | 22.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.