Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36650
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Amanda Couto da-
dc.date.accessioned2023-01-03T14:31:08Z-
dc.date.available2023-01-03T14:31:08Z-
dc.date.issued2022-09-28-
dc.identifier.citationCOSTA, Amanda Couto da. Ensinando fração a partir da construção de instrumentos musicais. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2022. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.614pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36650-
dc.description.abstractThis study presents a Master's research developed in the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Uberlândia, which aims to answer the following question: What knowledge about fraction are presented by elementary school students when building instruments musicals in math classes? The main objective was to analyze what is the knowledge about fraction that two students of the 8th year of Elementary School present during the construction of musical instruments. The work was configured in the development of a proposal based on Problem Solving, through a Comics, from the construction of the following musical instruments: Ganzá, Pífano, Pau de Chuva and Pan Flute. Given the context of the pandemic experienced in the years 2020 and 2021, the proposal was carried out in person, with two students invited by the researcher. The research analysis was based on the students' dialogues with the researcher and it was noticed that the students needed to review their knowledge about fraction and from the proposal that was developed, it was possible to work on fraction meanings such as measurement and division, in addition to enabling a dialogue about the records of the fraction as a decimal number and as a percentage Based on the movement of this research, a didactic unit was prepared as an educational product with proposals, which aim to explore the concept of fraction from the construction of musical instruments and some basics about music. It is hoped that this work can encourage other teachers to seek ways to carry out actions when teaching that allow the rediscovery of the essential elements of the fraction from the relationship with music.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectFractionspt_BR
dc.subjectProblem Solvingpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.titleEnsinando fração a partir da construção de instrumentos musicaispt_BR
dc.title.alternativeTeaching fraction from the construction of musical instrumentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marco, Fabiana Fiorezi de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiane Coppe de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1337700960486255pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Flávia Dias de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8842427306157704pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5307604670999951pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como intuito responder o seguinte questionamento: Que conhecimentos sobre fração são apresentados por alunos do Ensino Fundamental ao construírem instrumentos musicais em aulas de matemática? O objetivo principal foi analisar quais são os conhecimentos sobre fração que dois alunos do 8º ano do Ensino Fundamental apresentam durante a construção de instrumentos musicais. O trabalho se configurou no desenvolvimento de uma proposta baseada na Resolução de Problemas, por meio de uma História em Quadrinhos, a partir da construção dos seguintes instrumentos musicais: Ganzá, Pífano, Pau de Chuva e Flauta de Pan. Mediante ao contexto da pandemia vivido nos anos 2020 e 2021, a proposta foi realizada de forma presencial, com dois alunos convidados pela pesquisadora. A análise da pesquisa foi feita a partir dos diálogos dos alunos com a pesquisadora e percebeu-se que os alunos necessitavam rever conhecimentos sobre fração e a partir da proposta que foi desenvolvida, foi possível trabalhar significados de fração como medida e divisão, além de possibilitar um diálogo acerca dos registros da fração como número decimal e como porcentagem A partir do movimento dessa pesquisa, foi elaborado, como produto educacional, uma unidade didática com propostas, que têm como objetivo explorar o conceito de fração a partir da construção de instrumentos musicais e alguns fundamentos básicos sobre música. Espera-se que esse trabalho possa incentivar outros professores a buscar formas de realizar ações ao ensinar que possibilitem a redescoberta dos elementos essenciais da fração a partir da relação com a música.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration112pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.614pt_BR
dc.crossref.doibatchid7cc9fe2a-5989-440b-8d06-6a1cab91a639-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoMúsica na educação-
dc.subject.autorizadoFrações-
dc.subject.autorizadoMatemática - Estudo e ensino-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinandoFraçãoA.pdf22.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.