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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Publicidade online: o influenciador digital e sua responsabilização perante o código de defesa do consumidor
Título(s) alternativo(s): Online advertising: The digital influencer and its responsibility according to the Consumer's Law Code
Autor(es): Silva, Mariana Cordeiro
Primeiro orientador: Ferreira, Keila Pacheco
Primeiro membro da banca: Fernandes, Almir Garcia
Segundo membro da banca: Costa, Vitória Santos da
Resumo: Com os avanços sociais e tecnológicos junto à crescente exposição nas redes, surge a figura do influenciador digital. Os hábitos e opiniões compartilhados por esses indivíduos passaram a ser uma nova forma de se fazer publicidade. O presente artigo avalia a evolução da profissão frente aos possíveis riscos aos consumidores decorrentes da sua ausência de regulamentação. Buscou-se avaliar a responsabilidade civil dos criadores de conteúdo e a possibilidade de aplicação do Código de Defesa do Consumidor. O método dedutivo foi a base metodológica do estudo, a partir da análise da regulamentação da publicidade no ordenamento jurídico pátrio.
Abstract: From the social and technological advances along with growing exposure on networks, the figure of the digital influencer appears. The habits and opinions shared by these individuals became a new way of advertising. This article evaluates the evolution of this profession in the face of possible risks to consumers arising from its lack of regulation. It sought to assess the civil liability of content creators and the possibility of applying the Brazilian Consumer’s Law Code. The deductive method was the methodological basis of the study, based on the analysis of advertising regulation in the national legal system.
Palavras-chave: Código de defesa do consumidor
Influenciador digital
Publicidade digital
Responsabilidade civil
Direito do consumidor
Consumer's law code
Digital influencer
Digital advertising
Civil liability
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Mariana Cordeiro. Publicidade online: o influenciador digital e sua responsabilização perante o código de defesa do consumidor. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36637
Data de defesa: 14-Dez-2022
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