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Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Publicidade online: o influenciador digital e sua responsabilização perante o código de defesa do consumidor
Alternate title (s): Online advertising: The digital influencer and its responsibility according to the Consumer's Law Code
Author: Silva, Mariana Cordeiro
First Advisor: Ferreira, Keila Pacheco
First member of the Committee: Fernandes, Almir Garcia
Second member of the Committee: Costa, Vitória Santos da
Summary: Com os avanços sociais e tecnológicos junto à crescente exposição nas redes, surge a figura do influenciador digital. Os hábitos e opiniões compartilhados por esses indivíduos passaram a ser uma nova forma de se fazer publicidade. O presente artigo avalia a evolução da profissão frente aos possíveis riscos aos consumidores decorrentes da sua ausência de regulamentação. Buscou-se avaliar a responsabilidade civil dos criadores de conteúdo e a possibilidade de aplicação do Código de Defesa do Consumidor. O método dedutivo foi a base metodológica do estudo, a partir da análise da regulamentação da publicidade no ordenamento jurídico pátrio.
Abstract: From the social and technological advances along with growing exposure on networks, the figure of the digital influencer appears. The habits and opinions shared by these individuals became a new way of advertising. This article evaluates the evolution of this profession in the face of possible risks to consumers arising from its lack of regulation. It sought to assess the civil liability of content creators and the possibility of applying the Brazilian Consumer’s Law Code. The deductive method was the methodological basis of the study, based on the analysis of advertising regulation in the national legal system.
Keywords: Código de defesa do consumidor
Influenciador digital
Publicidade digital
Responsabilidade civil
Direito do consumidor
Consumer's law code
Digital influencer
Digital advertising
Civil liability
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Mariana Cordeiro. Publicidade online: o influenciador digital e sua responsabilização perante o código de defesa do consumidor. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36637
Date of defense: 14-Dec-2022
Appears in Collections:TCC - Direito

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