Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36482
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2962-0142
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estudo e desenvolvimento de um chatbot para automação de atendimento ao cliente
Título (s) alternativo (s): Study and development of a chatbot for customer service automation
Autor: Pacheco, Fabricio Carvalho
Primer orientador: Morais, Josué Silva de
Primer miembro de la banca: Fernandes Júnior, Renato Ferreira
Segundo miembro de la banca: Moura, Éder Alves de
Resumen: Diante da enorme demanda de atendimento pelos canais digitais devido ao acelerado processo tecnológico, o estudo e desenvolvimento para automação desta atividade via agente conversacionais torna-se essencial para o crescimento escalável de qualquer operação. Esse projeto visa discorrer sobre a natureza desses agentes, além do mais, trazer um comparativo prático sobre diferentes formas e tecnologias utilizadas na elaboração dos chatbots. Propõe-se, portanto, apresentar conceitos intrínsecos das aplicações e a maneira guiada de suas respectivas construções. Para validação do pleno funcionamento, esses agentes conversacionais foram exaustivamente testados a fim de obter melhores resultados e aprimoramentos.
Abstract: Given the hude demand for customer service through digital channels due to the accelerated technological process, the study and development for automation of this activity via chatbots becomes essential for any operation scalability.That said, this project aims to discuss the nature of these agentes, in addition to providing a practical comparison of different forms and technologies used on chatbots development.Therefore, is proposed to presente the intrinsic concepts of the applications and the step-by-step way of their respective contructions. For validation purposes, these conversational agentes have been extensively tested for better results and improvements.
Palabras clave: Chatbot
Processamento de Linguagem Natural (PLN)
Inteligência Artificial (IA)
Natural Language Processing (NLP)
Artificial Intelligence (AI)
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PACHECO, Fabricio Carvalho. Estudo e desenvolvimento de um ChatBot para automação de atendimento ao cliente. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36482
Fecha de defensa: 12-nov-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia de Controle e Automação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstudoDesenvolvimentoChatbot.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2.45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.