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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36219
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-4084-9768 |
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Trabalho e educação na mineração de nióbio em Goiás (2016-2022) |
Título(s) alternativo(s): | Work and Education in Niobium Mining in Goiás (2016-2022) Uberlândia-MG, |
Autor(es): | Campos, Camila Aparecida de |
Primeiro orientador: | Lucena, Carlos Alberto |
Primeiro membro da banca: | Brettas, Anderson Claytom Ferreira |
Segundo membro da banca: | Lombardi, José Claudinei |
Terceiro membro da banca: | Previtali, Fabiana Santana |
Quarto membro da banca: | França, Robson Luiz de |
Quinto membro da banca: | Lucena, Carlos Alberto |
Resumo: | Essa tese tem como objetivo analisar a relação trabalho e educação na mineração de nióbio em Catalão e Ouvidor, municípios goianos, nos últimos cinco anos, período de funcionamento da CMOC. Para tanto, optamos por apresentar a elaboração teórico-metodológica em capítulos temáticos: mineração, trabalho e educação, respectivamente. Em um quarto capítulo relacionamos o trabalho com a educação através do uso da categoria “zonas de autossalvamento” e apresentamos a síntese da tese que nos apontou que o trabalho terceirizado na CMOC é mais precarizado devido a terceirização. Verificamos também que a formação destes trabalhadores é precária, inexistindo sequer um plano de formação empresarial elaborado para esse fim. As tarefas de multifunção dentro de formas de trabalho simplificado e alienado potencializam a elevação de acidentes do trabalho e sérios desastres ambientais. O que se verifica é a construção de estratégias e ideologias empresariais voltadas a construir consensos sociais para a aceitação das formas de mineração vigentes que se contrastando com um universo precário de trabalho. |
Abstract: | This doctoral thesis aims to analyze the relationship between work and education in niobium mining in Catalão and Ouvidor, municipalities in Goiás, in the last five years, the period of operation of the CMOC. Therefore, we chose to present the theoretical-methodological elaboration in thematic chapters: mining, work and education, respectively. In a fourth chapter we relate work with education through the use of the category “self-rescue zones” and we present the synthesis of the thesis that showed us that outsourced work at CMOC is more precarious due to outsourcing, and that there is no training plan for these workers who perform various functions within the industry, which, in turn, is concerned with educating society to accept mining in the current format. We also verified that the education of these workers is precarious, and there is not even a business training plan prepared for this purpose. Multifunction tasks within simplified and alienated forms of work potentiate the increase in work accidents and serious environmental disasters. What is verified is the construction of business strategies and ideologies aimed at building social consensus for the acceptance of the current forms of mining that contrasting with a precarious universe of work |
Palavras-chave: | precarização do trabalho mineração educação nióbio |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Assunto: | Educação Força de trabalho - Efeito da educação Acidentes de trabalho |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | CAMPOS, Camila Aparecida de. Trabalho e educação na mineração de nióbio em Goiás (2016-2022). 2022. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5334 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5334 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36219 |
Data de defesa: | 19-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | TESE - Educação |
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