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dc.creatorCampos, Camila Aparecida de-
dc.date.accessioned2022-10-03T18:03:14Z-
dc.date.available2022-10-03T18:03:14Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationCAMPOS, Camila Aparecida de. Trabalho e educação na mineração de nióbio em Goiás (2016-2022). 2022. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5334pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36219-
dc.description.abstractThis doctoral thesis aims to analyze the relationship between work and education in niobium mining in Catalão and Ouvidor, municipalities in Goiás, in the last five years, the period of operation of the CMOC. Therefore, we chose to present the theoretical-methodological elaboration in thematic chapters: mining, work and education, respectively. In a fourth chapter we relate work with education through the use of the category “self-rescue zones” and we present the synthesis of the thesis that showed us that outsourced work at CMOC is more precarious due to outsourcing, and that there is no training plan for these workers who perform various functions within the industry, which, in turn, is concerned with educating society to accept mining in the current format. We also verified that the education of these workers is precarious, and there is not even a business training plan prepared for this purpose. Multifunction tasks within simplified and alienated forms of work potentiate the increase in work accidents and serious environmental disasters. What is verified is the construction of business strategies and ideologies aimed at building social consensus for the acceptance of the current forms of mining that contrasting with a precarious universe of workpt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectprecarização do trabalhopt_BR
dc.subjectmineraçãopt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectnióbiopt_BR
dc.titleTrabalho e educação na mineração de nióbio em Goiás (2016-2022)pt_BR
dc.title.alternativeWork and Education in Niobium Mining in Goiás (2016-2022) Uberlândia-MG,pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Carlos Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9554910126433226pt_BR
dc.contributor.referee1Brettas, Anderson Claytom Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1123425845213618pt_BR
dc.contributor.referee2Lombardi, José Claudinei-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9792876515583843pt_BR
dc.contributor.referee3Previtali, Fabiana Santana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8154680248919577pt_BR
dc.contributor.referee4França, Robson Luiz de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6494919511957208pt_BR
dc.contributor.referee5Lucena, Carlos Alberto-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9554910126433226pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326636310643826pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEssa tese tem como objetivo analisar a relação trabalho e educação na mineração de nióbio em Catalão e Ouvidor, municípios goianos, nos últimos cinco anos, período de funcionamento da CMOC. Para tanto, optamos por apresentar a elaboração teórico-metodológica em capítulos temáticos: mineração, trabalho e educação, respectivamente. Em um quarto capítulo relacionamos o trabalho com a educação através do uso da categoria “zonas de autossalvamento” e apresentamos a síntese da tese que nos apontou que o trabalho terceirizado na CMOC é mais precarizado devido a terceirização. Verificamos também que a formação destes trabalhadores é precária, inexistindo sequer um plano de formação empresarial elaborado para esse fim. As tarefas de multifunção dentro de formas de trabalho simplificado e alienado potencializam a elevação de acidentes do trabalho e sérios desastres ambientais. O que se verifica é a construção de estratégias e ideologias empresariais voltadas a construir consensos sociais para a aceitação das formas de mineração vigentes que se contrastando com um universo precário de trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration195pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5334pt_BR
dc.orcid.putcode120146315-
dc.crossref.doibatchidf48fdcaa-d011-4796-900e-261f80fa0a9f-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoForça de trabalho - Efeito da educaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoAcidentes de trabalhopt_BR
Appears in Collections:TESE - Educação

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