Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36205
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Do presencial ao remoto: conectando conteúdos e habilidades práticas em uma aula online sobre formas geométricas |
Autor: | Ribeiro, Elias Morais |
Primer orientador: | Kagimura, Ricardo |
Primer miembro de la banca: | Odashima, Mariana Meiko |
Segundo miembro de la banca: | Santos, Silvia Martins dos |
Resumen: | RESUMO Neste trabalho será descrito como foi realizada a transição das aulas no formato presencial para o remoto, dentro do contexto da pandemia da covid-19, através do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e da manutenção de uma metodologia centrada no estudante. As aulas foram ministradas em uma escola de ensino fundamental I, caracterizada por valorizar trabalhos manuais, metodologia centrada no estudante, interação entre as crianças e relações interpessoais que buscam o afeto e a empatia. Nesse contexto, será detalhado ao leitor as experiências vivenciadas pelo autor desse trabalho como professor, onde será discutido o conjunto de ferramentas online utilizadas, como o estudante pode participar ativamente do processo, alinhando conteúdo, tecnologias e metodologias. A aula utilizada como exemplo para esse trabalho versa sobre formas geométricas e seus elementos básicos (arestas e vértices), sendo utilizado vídeos postados no YouTube, sala de aula invertida, plataforma digital ZOOM, dobraduras de papel e outros elementos. Acredita-se que esse trabalho possa inspirar outros professores no planejamento de suas aulas, seja em formato remoto, presencial ou híbrido. |
Abstract: | ABSTRACT In this work, it will be described how the transition from classroom to remote classes was carried out, within the context of the covid-19 pandemic, through the use of digital information and communication technologies (TDIC) and the maintenance of a student-centered methodology. Classes were taught in an elementary school I, characterized by valuing manual work, student-centered methodology, interaction between children and interpersonal relationships that seek affection and empathy. In this context, the experiences lived by the author of this work as a teacher will be detailed to the reader, where the set of online tools used will be discussed, as well as how the student can actively participate in the process, aligning content, technologies and methodologies. The class used as an example for this work deals with geometric shapes and their basic elements (edges and vertices), using videos posted on youtube, inverted classroom, digital ZOOM platform, paper folds and other elements. It is believed that this work can inspire other teachers in planning their classes, whether in remote, face-to-face or hybrid format. |
Palabras clave: | Educação Pandemia Aulas online |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | RIBEIRO, Elias Morais. Do presencial ao remoto: conectando conteúdos e habilidades práticas em uma aula online sobre formas geométricas. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Faculdade de Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36205 |
Fecha de defensa: | 8-ago-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DoPresencialRemoto.pdf | 680.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.