Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36177
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-5947-0486 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Design e cultura maker como fator educacional e sustentável, para educação infantil. |
Autor(es): | Silva, Regina Maria Borges |
Primeiro orientador: | Souza, Aline Teixeira de |
Primeiro membro da banca: | Pantaleão, Lucas Farinelli |
Segundo membro da banca: | Queiroz, Marli Abadia Lopes |
Resumo: | O projeto consiste na criação de um kit maker que será utilizado nas escolas como um mecanismo didático. Conduzindo as crianças a se expressarem de forma artística e colocarem a “mão na massa”. Os brinquedos que serão desenvolvidos a partir desse kit são feitos de uma massinha de modelar desenvolvida para alcançar o viés sustentável, que é primordial para este trabalho. O público alvo são os pedagogos que terão o papel fundamental de aplicar o programa nas escolas e auxiliar as crianças em todo processo de construção do material e aprendizado, agindo de forma colaborativa e utilizando o lúdico como forma de transmissão de conhecimento. Pretendendo assim, auxiliar a criatividade, desenvolvimento cognitivo e motor a partir da experiência da criança em fabricar seus próprios brinquedos de forma didática e criativa. |
Abstract: | The project consists of creating a maker kit that will be used in schools as a teaching mechanism. Leading children to express themselves in an artistic way and to get “hands on”. The toys that will be developed from this kit are made from a modeling clay developed to achieve the sustainable bias, which is essential for this work. The target audience is the pedagogues who will have the fundamental role of applying the program in schools and helping children in the whole process of building the material and learning, acting in a collaborative way and using play as a way of transmitting knowledge. Intending to help creativity, cognitive and motor development from the child's experience in making their own toys in a didactic and creative way. |
Palavras-chave: | Educação Cultura maker Sustentabilidade Design de produtos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Regina Maria Borges. Design e cultura maker como fator educacional e sustentável, para educação infantil. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36177 |
Data de defesa: | 18-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DesignCulturaMaker.pdf | TCC | 17.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Guia didático para pedagogos_Recrear.pdf | TCC | 3.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.