Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36177
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5947-0486
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Design e cultura maker como fator educacional e sustentável, para educação infantil.
Autor: Silva, Regina Maria Borges
Primer orientador: Souza, Aline Teixeira de
Primer miembro de la banca: Pantaleão, Lucas Farinelli
Segundo miembro de la banca: Queiroz, Marli Abadia Lopes
Resumen: O projeto consiste na criação de um kit maker que será utilizado nas escolas como um mecanismo didático. Conduzindo as crianças a se expressarem de forma artística e colocarem a “mão na massa”. Os brinquedos que serão desenvolvidos a partir desse kit são feitos de uma massinha de modelar desenvolvida para alcançar o viés sustentável, que é primordial para este trabalho. O público alvo são os pedagogos que terão o papel fundamental de aplicar o programa nas escolas e auxiliar as crianças em todo processo de construção do material e aprendizado, agindo de forma colaborativa e utilizando o lúdico como forma de transmissão de conhecimento. Pretendendo assim, auxiliar a criatividade, desenvolvimento cognitivo e motor a partir da experiência da criança em fabricar seus próprios brinquedos de forma didática e criativa.
Abstract: The project consists of creating a maker kit that will be used in schools as a teaching mechanism. Leading children to express themselves in an artistic way and to get “hands on”. The toys that will be developed from this kit are made from a modeling clay developed to achieve the sustainable bias, which is essential for this work. The target audience is the pedagogues who will have the fundamental role of applying the program in schools and helping children in the whole process of building the material and learning, acting in a collaborative way and using play as a way of transmitting knowledge. Intending to help creativity, cognitive and motor development from the child's experience in making their own toys in a didactic and creative way.
Palabras clave: Educação
Cultura maker
Sustentabilidade
Design de produtos
Área (s) del CNPq: CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Regina Maria Borges. Design e cultura maker como fator educacional e sustentável, para educação infantil. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36177
Fecha de defensa: 18-ago-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DesignCulturaMaker.pdfTCC17.19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Guia didático para pedagogos_Recrear.pdfTCC3.89 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.