Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36177
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-5947-0486 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Design e cultura maker como fator educacional e sustentável, para educação infantil. |
Autor: | Silva, Regina Maria Borges |
Primer orientador: | Souza, Aline Teixeira de |
Primer miembro de la banca: | Pantaleão, Lucas Farinelli |
Segundo miembro de la banca: | Queiroz, Marli Abadia Lopes |
Resumen: | O projeto consiste na criação de um kit maker que será utilizado nas escolas como um mecanismo didático. Conduzindo as crianças a se expressarem de forma artística e colocarem a “mão na massa”. Os brinquedos que serão desenvolvidos a partir desse kit são feitos de uma massinha de modelar desenvolvida para alcançar o viés sustentável, que é primordial para este trabalho. O público alvo são os pedagogos que terão o papel fundamental de aplicar o programa nas escolas e auxiliar as crianças em todo processo de construção do material e aprendizado, agindo de forma colaborativa e utilizando o lúdico como forma de transmissão de conhecimento. Pretendendo assim, auxiliar a criatividade, desenvolvimento cognitivo e motor a partir da experiência da criança em fabricar seus próprios brinquedos de forma didática e criativa. |
Abstract: | The project consists of creating a maker kit that will be used in schools as a teaching mechanism. Leading children to express themselves in an artistic way and to get “hands on”. The toys that will be developed from this kit are made from a modeling clay developed to achieve the sustainable bias, which is essential for this work. The target audience is the pedagogues who will have the fundamental role of applying the program in schools and helping children in the whole process of building the material and learning, acting in a collaborative way and using play as a way of transmitting knowledge. Intending to help creativity, cognitive and motor development from the child's experience in making their own toys in a didactic and creative way. |
Palabras clave: | Educação Cultura maker Sustentabilidade Design de produtos |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SILVA, Regina Maria Borges. Design e cultura maker como fator educacional e sustentável, para educação infantil. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36177 |
Fecha de defensa: | 18-ago-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DesignCulturaMaker.pdf | TCC | 17.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Guia didático para pedagogos_Recrear.pdf | TCC | 3.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.