Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36128
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Propostas de ações de educação ambiental na reserva particular do patrimônio natural (RPPN) Águas Vivas, Uberlândia-MG |
Autor: | Brandão, Mônica Cipriano Sousa |
Primer orientador: | Rodrigues, Gelze Serrat de Souza Campos |
Primer miembro de la banca: | Soares, Ângela Maria |
Segundo miembro de la banca: | Teixeira, Georgia |
Resumen: | Promover a educação ambiental é o principal objetivo da RPPN Águas Vivas, área que representa múltiplas funções e possibilidades de conservação. O objetivo da ação de Educação Ambiental proposta nesta pesquisa, é conscientizar os indivíduos a respeito da construção de valores socioambientais que impulsionem mudanças no comportamento da sociedade. A metodologia utilizada é a proposta de uma trilha interpretativa, que ocorrerá de maneira sequencial, em que as atividades serão conduzidas em etapas de aprendizagem. Desenvolver a percepção de alunos e professores utilizando atividades aplicadas em espaços naturais, consiste em ensinar menos e compartilhar mais, entendendo a natureza através do contato, valorizando a experiência do aluno durante o trajeto. A Educação Ambiental estimula a pesquisa e descoberta, reafirma a conexão entre homem e natureza, permite explorar diferentes ambientes e recursos e, demonstra com maior clareza o ciclo da vida, para que assim, seja possível expandir a compreensão a respeito da conservação do meio ambiente. |
Abstract: | Promoving environmental education is the main objective of the RPPN Águas Vivas goal’s, field that represents many functions and possibilities of conservation. The objective of the Environmental Education proposed in this research is to make individuals aware of the construction of socio-environmental values which increase changes in society’s behavior. The method used is a propose of an interpretative trial, that will occur sequentially, in which activities will be taken in learning steps. Developing the perception of students and teachers using activities applied in natural spaces consists in teaching less and sharing more, understanding nature through the contact valuing the student’s experience along the path. Environmental Education stimulates research and discovery, reafirms the connection between man and nature, allows exploring different environments and resources and demonstrates with greater clarity the cycle of life, so that is possible to expand the understanding of environmental conservation. |
Palabras clave: | Trilha interpretativa Interpretative trial Educação ambiental Environmental education RPPN |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | BRANDÃO, Mônica Cipriano Sousa. Propostas de ações de educação ambiental na reserva particular do patrimônio natural (RPPN) Águas Vivas, Uberlândia-MG. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36128 |
Fecha de defensa: | 16-ago-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Geografia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PropostasAçõesEducação.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.