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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35782
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A importância da residência pedagógica na formação de um licenciando em física |
Autor(es): | Cioqueta, Leonardo Fernandes |
Primeiro orientador: | Arantes, Alessandra Riposati |
Primeiro membro da banca: | Kagimura , Ricardo |
Segundo membro da banca: | Cavalheiro , Ademir |
Resumo: | A Residência Pedagógica no Brasil é um programa do governo que amplia a imersão dos licenciandos na Educação Básica. O objetivo deste trabalho é apresentar de um licenciando de Física, no programa Residência Pedagógica contrapondo com suas experiências de vida. O primeiro edital da Residência exigia 440 horas de trabalho, distribuídas ao longo de três semestres, sendo: 100 horas de regência dentro da sala de aula na escola com a supervisão do professor preceptor e 340 horas de atividade extraclasse. Eram contempladas dentro dessas 340 horas atividades a ambientação e conhecimento da escola, planejamento de aula, de avaliação, lista de exercícios, organização de feira de ciências, reuniões com as orientadoras para discutir as atividades desenvolvidas na escola e alinhar as expectativas e resultados esperados com a regência. Quando iniciei a Residência na escola, pensei que meu sonho de ser um educador tinha sido abalado, através da dicotomia da minha formação do ensino básico, com a realidade a qual eu estava diante. A Residência possibilitou o primeiro contato com a docência de maneira assistida e amparada pelo preceptor e as orientadoras, as discussões nas rodas de reuniões, foram essenciais para formação. Durante o processo de ambientação, foi possível lembrar de como era grande a dificuldade de comunicação, e pela primeira vez estava em uma escola sozinho e sem meus amigos, e aquele sentimento de solidão me atrapalhou no início da residência. No início do projeto tive muitas dificuldades com o planejamento e condução das aulas, mas com o apoio do preceptor e muita pesquisa fui me adaptando e tornando a regência um momento prazeroso para todos. Conclui que a prática revela os sentimentos inerentes à formação e, com a intervenção assistida, o licenciando pode ampliar e mudar sua perspectiva de ensino. |
Palavras-chave: | Residência pedagógica Pedagogical residence Física Physics Ensino Teaching |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CIOQUETA,Leonardo Fernades. A importância da residência pedagógica na formação de um licenciando em física. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35782 |
Data de defesa: | 18-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física (Licenciatura) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ImportânciaResidênciaPedagógica.pdf | TCC | 392.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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