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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A importância da residência pedagógica na formação de um licenciando em física
Autor(es): Cioqueta, Leonardo Fernandes
Primeiro orientador: Arantes, Alessandra Riposati
Primeiro membro da banca: Kagimura , Ricardo
Segundo membro da banca: Cavalheiro , Ademir
Resumo: A Residência Pedagógica no Brasil é um programa do governo que amplia a imersão dos licenciandos na Educação Básica. O objetivo deste trabalho é apresentar de um licenciando de Física, no programa Residência Pedagógica contrapondo com suas experiências de vida. O primeiro edital da Residência exigia 440 horas de trabalho, distribuídas ao longo de três semestres, sendo: 100 horas de regência dentro da sala de aula na escola com a supervisão do professor preceptor e 340 horas de atividade extraclasse. Eram contempladas dentro dessas 340 horas atividades a ambientação e conhecimento da escola, planejamento de aula, de avaliação, lista de exercícios, organização de feira de ciências, reuniões com as orientadoras para discutir as atividades desenvolvidas na escola e alinhar as expectativas e resultados esperados com a regência. Quando iniciei a Residência na escola, pensei que meu sonho de ser um educador tinha sido abalado, através da dicotomia da minha formação do ensino básico, com a realidade a qual eu estava diante. A Residência possibilitou o primeiro contato com a docência de maneira assistida e amparada pelo preceptor e as orientadoras, as discussões nas rodas de reuniões, foram essenciais para formação. Durante o processo de ambientação, foi possível lembrar de como era grande a dificuldade de comunicação, e pela primeira vez estava em uma escola sozinho e sem meus amigos, e aquele sentimento de solidão me atrapalhou no início da residência. No início do projeto tive muitas dificuldades com o planejamento e condução das aulas, mas com o apoio do preceptor e muita pesquisa fui me adaptando e tornando a regência um momento prazeroso para todos. Conclui que a prática revela os sentimentos inerentes à formação e, com a intervenção assistida, o licenciando pode ampliar e mudar sua perspectiva de ensino.
Palavras-chave: Residência pedagógica
Pedagogical residence
Física
Physics
Ensino
Teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CIOQUETA,Leonardo Fernades. A importância da residência pedagógica na formação de um licenciando em física. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35782
Data de defesa: 18-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Física (Licenciatura)

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