Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35782| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | A importância da residência pedagógica na formação de um licenciando em física |
| Author: | Cioqueta, Leonardo Fernandes |
| First Advisor: | Arantes, Alessandra Riposati |
| First member of the Committee: | Kagimura , Ricardo |
| Second member of the Committee: | Cavalheiro , Ademir |
| Summary: | A Residência Pedagógica no Brasil é um programa do governo que amplia a imersão dos licenciandos na Educação Básica. O objetivo deste trabalho é apresentar de um licenciando de Física, no programa Residência Pedagógica contrapondo com suas experiências de vida. O primeiro edital da Residência exigia 440 horas de trabalho, distribuídas ao longo de três semestres, sendo: 100 horas de regência dentro da sala de aula na escola com a supervisão do professor preceptor e 340 horas de atividade extraclasse. Eram contempladas dentro dessas 340 horas atividades a ambientação e conhecimento da escola, planejamento de aula, de avaliação, lista de exercícios, organização de feira de ciências, reuniões com as orientadoras para discutir as atividades desenvolvidas na escola e alinhar as expectativas e resultados esperados com a regência. Quando iniciei a Residência na escola, pensei que meu sonho de ser um educador tinha sido abalado, através da dicotomia da minha formação do ensino básico, com a realidade a qual eu estava diante. A Residência possibilitou o primeiro contato com a docência de maneira assistida e amparada pelo preceptor e as orientadoras, as discussões nas rodas de reuniões, foram essenciais para formação. Durante o processo de ambientação, foi possível lembrar de como era grande a dificuldade de comunicação, e pela primeira vez estava em uma escola sozinho e sem meus amigos, e aquele sentimento de solidão me atrapalhou no início da residência. No início do projeto tive muitas dificuldades com o planejamento e condução das aulas, mas com o apoio do preceptor e muita pesquisa fui me adaptando e tornando a regência um momento prazeroso para todos. Conclui que a prática revela os sentimentos inerentes à formação e, com a intervenção assistida, o licenciando pode ampliar e mudar sua perspectiva de ensino. |
| Keywords: | Residência pedagógica Pedagogical residence Física Physics Ensino Teaching |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | CIOQUETA,Leonardo Fernades. A importância da residência pedagógica na formação de um licenciando em física. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35782 |
| Date of defense: | 18-Aug-2022 |
| Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ImportânciaResidênciaPedagógica.pdf | TCC | 392.84 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
