Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35782
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Cioqueta, Leonardo Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-24T23:35:26Z | - |
dc.date.available | 2022-08-24T23:35:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-18 | - |
dc.identifier.citation | CIOQUETA,Leonardo Fernades. A importância da residência pedagógica na formação de um licenciando em física. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35782 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical residence | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Physics | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.title | A importância da residência pedagógica na formação de um licenciando em física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Arantes, Alessandra Riposati | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=DFE154C6AA16044A84E3AE8E652B081A.buscatextual_6 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Kagimura , Ricardo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cavalheiro , Ademir | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700243P8&tokenCaptchar=03ANYolqtiprag-5_FGSLMLn8NpNKU3fwkulSuNmNv7APEoMJ1Ib1v3h-R6zK_mH7js31gFzgQi2mJsfvMp5BYdJQuLd4V0yTajMvsmK6KJZhalkEMQxllPbTK7dXHQMnFX09VwWXM3lnj4gAlw4uflpHSwFhadZDzuiaWwjD74Svrr7WCTSE7kpZeeF2KhFBxLm3g48lyqNS0r5_MzSd8n2QRPX-gE480VTMxv0ooWC34jwh3IeWYn3__5UiL7-QS8OSJD0dK2bx1KS_NjRIRTJiniH6B1LIrfP9J_tYO9KgbwE3Jba17XlIfboUGYAQIpMaHGF76Npc8FAU59MVA0rFK9H_ZFCPYObpER9_s8XHep3pwo-ib3s0PF-CZvq3zllR_OFP6MRqZRQYUA0fzvScYknZxw6x1NHkVCxNOVYyYWlnRGBPmZZ45Kn9SdTuagsGanKqosKq6dzE21NY2jfGhoF44iNQ6EgY3I37cVw7YmymzFWo9CVJGygm4x4iA_FA2DLmGPGD9dH_y4geCFlEiNPAQ4n92vA | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A Residência Pedagógica no Brasil é um programa do governo que amplia a imersão dos licenciandos na Educação Básica. O objetivo deste trabalho é apresentar de um licenciando de Física, no programa Residência Pedagógica contrapondo com suas experiências de vida. O primeiro edital da Residência exigia 440 horas de trabalho, distribuídas ao longo de três semestres, sendo: 100 horas de regência dentro da sala de aula na escola com a supervisão do professor preceptor e 340 horas de atividade extraclasse. Eram contempladas dentro dessas 340 horas atividades a ambientação e conhecimento da escola, planejamento de aula, de avaliação, lista de exercícios, organização de feira de ciências, reuniões com as orientadoras para discutir as atividades desenvolvidas na escola e alinhar as expectativas e resultados esperados com a regência. Quando iniciei a Residência na escola, pensei que meu sonho de ser um educador tinha sido abalado, através da dicotomia da minha formação do ensino básico, com a realidade a qual eu estava diante. A Residência possibilitou o primeiro contato com a docência de maneira assistida e amparada pelo preceptor e as orientadoras, as discussões nas rodas de reuniões, foram essenciais para formação. Durante o processo de ambientação, foi possível lembrar de como era grande a dificuldade de comunicação, e pela primeira vez estava em uma escola sozinho e sem meus amigos, e aquele sentimento de solidão me atrapalhou no início da residência. No início do projeto tive muitas dificuldades com o planejamento e condução das aulas, mas com o apoio do preceptor e muita pesquisa fui me adaptando e tornando a regência um momento prazeroso para todos. Conclui que a prática revela os sentimentos inerentes à formação e, com a intervenção assistida, o licenciando pode ampliar e mudar sua perspectiva de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 29 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ImportânciaResidênciaPedagógica.pdf | TCC | 392.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.