Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35740| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-4435-1713 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | O ensino de química na educação de jovens e adultos: concepções de professores/as durante o ensino remoto na pandemia da COVID-19 |
| Autor(es): | Araujo, Cleidiane Aparecida |
| Primeiro orientador: | Souza, Paulo Vitor Teodoro de |
| Primeiro membro da banca: | Teixeira Junior, Jose gonçalves Jose |
| Segundo membro da banca: | Rigue, Fernanda Monteiro Fernanda |
| Resumo: | O presente trabalho foi realizado junto à participação voluntária de três professores/as de Química que atuaram na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em escolas públicas estaduais da cidade de Ituiutaba/MG, durante o período do ensino remoto (2020-2021). O objetivo da pesquisa foi investigar as ações e as especificidades do exercício da docência, na EJA, durante o referido período. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, via Google forms, com nove questões discursivas. Esta pesquisa visualizou que, durante o ensino remoto, os/as professores/as se mostravam sobrecarregados/as, principalmente pela necessidade de adaptar os materiais de ensino de química, de natureza teórica, abstrata e experimental, para a modalidade da EJA. A pesquisa também mostrou que os/as professores/as se desdobram para atender os/as estudantes fora do horário específico destinado à aula, inclusive para auxiliar com as ferramentas digitais. Outra dificuldade mencionada foi a baixa [ou, muitas vezes, nenhuma] interação dos estudantes durante as atividades remotas. Finalmente, os/as professores/as mostraram que outro limitador foi a necessidade de mudarem os seus planejamentos de aulas, já previamente estabelecidos, para se adaptarem em um novo contexto: o ensino remoto. |
| Palavras-chave: | Ensino Química |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | ARAUJO,Cleidiane Aparecida. O ensino de química na educação de jovens e adultos: concepções de professores/as durante o ensino remoto na pandemia da COVID-19. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) -- Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35740 |
| Data de defesa: | 17-Ago-2022 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Química (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinoQuímicaEducação.pdf | TCC | 993.19 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
