Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35740
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-4435-1713
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O ensino de química na educação de jovens e adultos: concepções de professores/as durante o ensino remoto na pandemia da COVID-19
Author: Araujo, Cleidiane Aparecida
First Advisor: Souza, Paulo Vitor Teodoro de
First member of the Committee: Teixeira Junior, Jose gonçalves Jose
Second member of the Committee: Rigue, Fernanda Monteiro Fernanda
Summary: O presente trabalho foi realizado junto à participação voluntária de três professores/as de Química que atuaram na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em escolas públicas estaduais da cidade de Ituiutaba/MG, durante o período do ensino remoto (2020-2021). O objetivo da pesquisa foi investigar as ações e as especificidades do exercício da docência, na EJA, durante o referido período. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, via Google forms, com nove questões discursivas. Esta pesquisa visualizou que, durante o ensino remoto, os/as professores/as se mostravam sobrecarregados/as, principalmente pela necessidade de adaptar os materiais de ensino de química, de natureza teórica, abstrata e experimental, para a modalidade da EJA. A pesquisa também mostrou que os/as professores/as se desdobram para atender os/as estudantes fora do horário específico destinado à aula, inclusive para auxiliar com as ferramentas digitais. Outra dificuldade mencionada foi a baixa [ou, muitas vezes, nenhuma] interação dos estudantes durante as atividades remotas. Finalmente, os/as professores/as mostraram que outro limitador foi a necessidade de mudarem os seus planejamentos de aulas, já previamente estabelecidos, para se adaptarem em um novo contexto: o ensino remoto.
Keywords: Ensino
Química
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ARAUJO,Cleidiane Aparecida. O ensino de química na educação de jovens e adultos: concepções de professores/as durante o ensino remoto na pandemia da COVID-19. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) -- Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35740
Date of defense: 17-Aug-2022
Appears in Collections:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoQuímicaEducação.pdfTCC993.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons