Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35740
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-4435-1713 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O ensino de química na educação de jovens e adultos: concepções de professores/as durante o ensino remoto na pandemia da COVID-19 |
Author: | Araujo, Cleidiane Aparecida |
First Advisor: | Souza, Paulo Vitor Teodoro de |
First member of the Committee: | Teixeira Junior, Jose gonçalves Jose |
Second member of the Committee: | Rigue, Fernanda Monteiro Fernanda |
Summary: | O presente trabalho foi realizado junto à participação voluntária de três professores/as de Química que atuaram na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em escolas públicas estaduais da cidade de Ituiutaba/MG, durante o período do ensino remoto (2020-2021). O objetivo da pesquisa foi investigar as ações e as especificidades do exercício da docência, na EJA, durante o referido período. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, via Google forms, com nove questões discursivas. Esta pesquisa visualizou que, durante o ensino remoto, os/as professores/as se mostravam sobrecarregados/as, principalmente pela necessidade de adaptar os materiais de ensino de química, de natureza teórica, abstrata e experimental, para a modalidade da EJA. A pesquisa também mostrou que os/as professores/as se desdobram para atender os/as estudantes fora do horário específico destinado à aula, inclusive para auxiliar com as ferramentas digitais. Outra dificuldade mencionada foi a baixa [ou, muitas vezes, nenhuma] interação dos estudantes durante as atividades remotas. Finalmente, os/as professores/as mostraram que outro limitador foi a necessidade de mudarem os seus planejamentos de aulas, já previamente estabelecidos, para se adaptarem em um novo contexto: o ensino remoto. |
Keywords: | Ensino Química |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | ARAUJO,Cleidiane Aparecida. O ensino de química na educação de jovens e adultos: concepções de professores/as durante o ensino remoto na pandemia da COVID-19. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) -- Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35740 |
Date of defense: | 17-Aug-2022 |
Appears in Collections: | TCC - Química (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinoQuímicaEducação.pdf | TCC | 993.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License