Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraujo, Cleidiane Aparecida-
dc.date.accessioned2022-08-23T21:18:15Z-
dc.date.available2022-08-23T21:18:15Z-
dc.date.issued2022-08-17-
dc.identifier.citationARAUJO,Cleidiane Aparecida. O ensino de química na educação de jovens e adultos: concepções de professores/as durante o ensino remoto na pandemia da COVID-19. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) -- Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35740-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleO ensino de química na educação de jovens e adultos: concepções de professores/as durante o ensino remoto na pandemia da COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Paulo Vitor Teodoro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4401201U5&tokenCaptchar=03ANYolqtb4ijCElXTOV8QhPpcsGNbDNZZTKpxIndfji0uiU7DqEOYusV350YgqV34CEwAyTpeKoGiMnX8sPzca9x3n5f36gKDBGJvTHNSOuuLaxBE-xDq9afjctdieIxoRNdt8IfGksLIS6NX39ZM_ZY1zkOnZpm2uoH956nct4LHiI_NEQQXWVV5QHHrHf2yDoiNz3w2tYforxsIcxYT_9ZW0TugLfW7tRs9fSgBiUOuRwnBj2YAmBHcLwz_NmU8_wrNTrTViL0-p0_0fjvOJ4MfcCgQqobDpYDiJjZpiNdTQQdiB278MNpavJ-ZY1QhThXtzk_SecHohJBZk7ri-M28snYrB9FT4uin7jFg9VHDwluBR_ZwdhJmihhDSyPZUnVsoDdaLJupJAYjByiIeeevy0fhee79skmb3aczaco4eUjfst21FY4gypHmPdbhXfUIac2kqs5CRMio9WDJmKHarb_nqsuzTvXbq4KNwP81yx73RtWBu5ZuIcZv2TPcFi7tDUzSGHvViufVZ5kUU357HOsGNsy2agpt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira Junior, Jose gonçalves Jose-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133821P6&tokenCaptchar=03ANYolquUTo82_AQXi_jLzfDn0oXoQaXnFDpG3ZS9X9qw_eRDK_Z0ApVmktYswyEtdvfTFNrlWIepPjRG1sHlP1oRnZ5u4rVgADqKPkFygA1kJtNlvStLVZXGAz3tLn0apinVmeC34jfJB7XLMAksCiQ-AJDs0wtq2Cua2og_8UgSVjZzfRtAejFkAEiCgZ_tqODW4xnSvFLIYN7g9X5BLW70PW80wf5D3p8nMzruCBo2g_dvzo7xezH9MYmja6A6MV3q1ZOPNIpUGznVF5aFq82JaraPlK18GFyYBbu_8FKzhK4LE_1aSs9myNYMHgiyckLLrE6XJwNTysmrgFVtxQU0PWhLc543pTPoH3lu2Ck4Efgedu4r1spzGnR5kkLNvBQXloSDlyLT4S7LF7NkuP2bzuL02zKPar2GugwdjFaI8G8mUrN8UbV4JUKRQGqHCupBvnntSHvS-2y3bKdjl0aq0sLRw4JXYaTv5HjMvCIKu3D5imQpLb4OYaHv4oyF1Hd1FKYmrWsqb0Rv1bYP8CEgJtRJ45KogQpt_BR
dc.contributor.referee2Rigue, Fernanda Monteiro Fernanda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4350407A6&tokenCaptchar=03ANYolqs2FZrWsAF8ICxNnUSRpUCAPu42F_68JX3Zg-6mSj6TATgfFlWeweZmOibOtL91j4cESLYn5VMZ2FdYaU02LkfNu6giEEK8F_vhZ9jK1K-xBn32xRhyt_uLBqSP-1pt-an6Jp3---dr7RZ-LzW55lob018uy5qO15Z2tpvd1YoxkZIxx49Jct3oIzqmEL6ZHCYCj1pduDpPgPgxJxLIpZDJULkW5Ku-r5-XiTwHFm7jglBP7J6Ht9ktCcD5E4F973B0Ds219RUDvIZ8H_Bn7CyBUFJnvUaAehv7sIQRxRPAbdzpdp1ItFsnYYmXMT1EZ2-w9f-1eLcWMdWeB-Ct7c-VggZb1s74SWWhMQA_0iZ_9G34UWJd_fVh_dyjFde1gWz3vQA7DItOzZJZLLSHuTZTLRgxLcGj3ilz3NiPxr2vKT-UcuPl1TEXd4KC7hRngEX9PzRP-9s03xhMIH-HxbKFOZa4mRCIsfvriYuaw7vH1WmoRs9bqIqvIdPHn8i_nZM_5gkJKyZxqvfMAFPiMbGx2LzRwwpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi realizado junto à participação voluntária de três professores/as de Química que atuaram na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em escolas públicas estaduais da cidade de Ituiutaba/MG, durante o período do ensino remoto (2020-2021). O objetivo da pesquisa foi investigar as ações e as especificidades do exercício da docência, na EJA, durante o referido período. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, via Google forms, com nove questões discursivas. Esta pesquisa visualizou que, durante o ensino remoto, os/as professores/as se mostravam sobrecarregados/as, principalmente pela necessidade de adaptar os materiais de ensino de química, de natureza teórica, abstrata e experimental, para a modalidade da EJA. A pesquisa também mostrou que os/as professores/as se desdobram para atender os/as estudantes fora do horário específico destinado à aula, inclusive para auxiliar com as ferramentas digitais. Outra dificuldade mencionada foi a baixa [ou, muitas vezes, nenhuma] interação dos estudantes durante as atividades remotas. Finalmente, os/as professores/as mostraram que outro limitador foi a necessidade de mudarem os seus planejamentos de aulas, já previamente estabelecidos, para se adaptarem em um novo contexto: o ensino remoto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímicapt_BR
dc.sizeorduration37pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.orcid.putcode117756653-
Appears in Collections:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoQuímicaEducação.pdfTCC993.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons