Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35729
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Produção de materiais didáticos de inglês como língua estrangeira e formação docente crítica: um estudo autoetnográfico |
Título (s) alternativo (s): | Production of teaching materials for English as a foreign language and critical teacher training: an autoethnographic study |
Autor: | Mota, Amanda Alves |
Primer orientador: | Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
Primer miembro de la banca: | Fagundes, Isabella Zaiden Zara |
Segundo miembro de la banca: | Nascimento, Mariana Ruiz |
Resumen: | Esta monografia de cunho autoetnográfico discute a produção de materiais didáticos de inglês como língua estrangeira como parte da formação para a docência em Letras e a partir da experiência de elaboração de conteúdos no contexto do ELLA, English Language Learning Laboratory, um ambiente virtual com um sistema de inteligência artificial que propõe a aprendizagem de língua inglesa través de temas de relevância social. As reflexões sobre elaboração de materiais didáticos e formação docente apresentadas neste estudo têm como base o pensamento decolonial – um dos pilares teóricos do ELLA a partir dos quais são problematizadas as relações interpessoais, subjetivas, políticas e epistêmicas que resultaram do colonialismo nas Américas – e a educação linguística – que se relaciona à criticidade e à valorização de práticas de linguagem multiformes na sala de aula de línguas. Conclui-se que, na formação docente, o processo de desenvolvimento de materiais didáticos, para além de envolver a criatividade e a necessidade de uma fundamentação teórica sólida que sustente as escolhas temáticas e linguísticas, também pode ser uma chance de constituição de maior criticidade e conscientização do professor de língua inglesa no que se refere ao seu papel como educador para a cidadania e a responsabilidade social e que a língua, para além de sua dimensão estrutural, deve ser abordada em sua capacidade de construir, recortar e organizar a realidade. |
Abstract: | This autoethnographic study aims to discuss the development of English language teaching materials as a part of teacher training courses through a set of materials produced in the context of ELLA, English Language Learning Laboratory, a virtual environment with an artificial intelligence system that promotes language learning through topics of social relevance. Hence, the comments presented in this paper regarding English language materials design and teacher training are based on decolonial thinking – one of ELLA’s theoretical frameworks from which the interpersonal, subjective, political and epistemic relationships that resulted from colonialism in the Americas are questioned – and language education – a concept that values critical thinking and the plurality of language use in the classroom. It is concluded that, in the context of teacher training, developing English teaching materials demands creativity and a solid theoretical foundation that supports thematic and linguistic choices. It is also a chance for language teachers to develop critical thinking and awareness regarding their roles as educators that foster citizenship and social responsibility, and to understand that language must be addressed in its ability to build, frame and organize reality in addition to its structural dimension. |
Palabras clave: | Produção de material didático de inglês English language materials development Formação de professores Teacher training Ensino de língua inglesa English language teaching Pensamento decolonial Decolonial thinking Educação linguística Language education |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | MOTA, Amanda Alves. Produção de materiais didáticos de inglês como língua estrangeira e formação docente crítica: um estudo autoetnográfico. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35729 |
Fecha de defensa: | 9-ago-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProduçãoMateriaisDidáticos.pdf | 799.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.