Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35500
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Globalização e beleza: o papel das empresas na construção de um ideal de beleza e sua representação na realidade brasileira
Autor(es): Araújo, Samantha Willis Dias
Primeiro orientador: Selis, Lara Martim Rodrigues
Primeiro membro da banca: Loural, Marcelo Sartorio
Segundo membro da banca: Prado, Débora Figueiredo Mendonça do
Resumo: Este estudo, de maneira geral, tem como objetivo identificar como se deu a criação de um padrão de beleza e quais são seus impactos na sociedade, principalmente na realidade brasileira. Hoje, as mulheres são bombardeadas de informações e imagens nos filmes, Beleza. Globalização. Indústria da Beleza. L’Óreal. Avon. Natura. televisão e nas mídias sociais, de forma que a maioria do conteúdo que consumimos todos os dias nos sugerem o que devemos vestir, como devemos nos portar, o quão magra devemos estar. Essa situação não nasce nos dias atuais, mas faz parte de uma construção histórico-social que surge desde antigamente quando a beleza era refletida nas grandes obras e esculturas. Assim, parte-se da hipótese que as empresas do setor de beleza - em sua maioria empresas ocidentais - foram primordiais para ditar os rumos do que seria definido como belo ao longo dos anos. Dessa forma, este trabalho contará com três estudos de caso, de três grandes empresas do setor, sendo a L’Oréal, a Avon e a Natura, com o propósito de analisar a representação da beleza em suas campanhas publicitárias e qual o movimento que elas tem realizado hoje, em decorrência de uma maior exigência do consumidor em ver imagens reais e não uma beleza idealizada ocidental.
Palavras-chave: Beleza
Globalização
Indústria da beleza
L’Óreal
Natura
Avon
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ARAUJO,Samantha Willis Dias. Globalização e beleza: o papel das empresas na construção de um ideal de beleza e sua representação na realidade brasileira. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35500
Data de defesa: 8-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GlobalizaçãoEBeleza.pdfTCC7.86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.