Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35500
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Globalização e beleza: o papel das empresas na construção de um ideal de beleza e sua representação na realidade brasileira
Author: Araújo, Samantha Willis Dias
First Advisor: Selis, Lara Martim Rodrigues
First member of the Committee: Loural, Marcelo Sartorio
Second member of the Committee: Prado, Débora Figueiredo Mendonça do
Summary: Este estudo, de maneira geral, tem como objetivo identificar como se deu a criação de um padrão de beleza e quais são seus impactos na sociedade, principalmente na realidade brasileira. Hoje, as mulheres são bombardeadas de informações e imagens nos filmes, Beleza. Globalização. Indústria da Beleza. L’Óreal. Avon. Natura. televisão e nas mídias sociais, de forma que a maioria do conteúdo que consumimos todos os dias nos sugerem o que devemos vestir, como devemos nos portar, o quão magra devemos estar. Essa situação não nasce nos dias atuais, mas faz parte de uma construção histórico-social que surge desde antigamente quando a beleza era refletida nas grandes obras e esculturas. Assim, parte-se da hipótese que as empresas do setor de beleza - em sua maioria empresas ocidentais - foram primordiais para ditar os rumos do que seria definido como belo ao longo dos anos. Dessa forma, este trabalho contará com três estudos de caso, de três grandes empresas do setor, sendo a L’Oréal, a Avon e a Natura, com o propósito de analisar a representação da beleza em suas campanhas publicitárias e qual o movimento que elas tem realizado hoje, em decorrência de uma maior exigência do consumidor em ver imagens reais e não uma beleza idealizada ocidental.
Keywords: Beleza
Globalização
Indústria da beleza
L’Óreal
Natura
Avon
Area (s) of CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ARAUJO,Samantha Willis Dias. Globalização e beleza: o papel das empresas na construção de um ideal de beleza e sua representação na realidade brasileira. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35500
Date of defense: 8-Aug-2022
Appears in Collections:TCC - Relações Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GlobalizaçãoEBeleza.pdfTCC7.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.