Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35500
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Globalização e beleza: o papel das empresas na construção de um ideal de beleza e sua representação na realidade brasileira
Autor: Araújo, Samantha Willis Dias
Primer orientador: Selis, Lara Martim Rodrigues
Primer miembro de la banca: Loural, Marcelo Sartorio
Segundo miembro de la banca: Prado, Débora Figueiredo Mendonça do
Resumen: Este estudo, de maneira geral, tem como objetivo identificar como se deu a criação de um padrão de beleza e quais são seus impactos na sociedade, principalmente na realidade brasileira. Hoje, as mulheres são bombardeadas de informações e imagens nos filmes, Beleza. Globalização. Indústria da Beleza. L’Óreal. Avon. Natura. televisão e nas mídias sociais, de forma que a maioria do conteúdo que consumimos todos os dias nos sugerem o que devemos vestir, como devemos nos portar, o quão magra devemos estar. Essa situação não nasce nos dias atuais, mas faz parte de uma construção histórico-social que surge desde antigamente quando a beleza era refletida nas grandes obras e esculturas. Assim, parte-se da hipótese que as empresas do setor de beleza - em sua maioria empresas ocidentais - foram primordiais para ditar os rumos do que seria definido como belo ao longo dos anos. Dessa forma, este trabalho contará com três estudos de caso, de três grandes empresas do setor, sendo a L’Oréal, a Avon e a Natura, com o propósito de analisar a representação da beleza em suas campanhas publicitárias e qual o movimento que elas tem realizado hoje, em decorrência de uma maior exigência do consumidor em ver imagens reais e não uma beleza idealizada ocidental.
Palabras clave: Beleza
Globalização
Indústria da beleza
L’Óreal
Natura
Avon
Área (s) del CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ARAUJO,Samantha Willis Dias. Globalização e beleza: o papel das empresas na construção de um ideal de beleza e sua representação na realidade brasileira. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35500
Fecha de defensa: 8-ago-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Relações Internacionais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
GlobalizaçãoEBeleza.pdfTCC7.86 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.