Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35498
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8167-1612
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Biologia e arte e literatura: possibilitando educações no intermezzo
Título (s) alternativo (s): Biology and art and literature: enabling education at intermezzo
Autor: Silva, Roberta Paixão Lelis da
Primer orientador: Estevinho, Lúcia de Fátima Dinelli
Primer miembro de la banca: Carvalho, Daniela Franco
Segundo miembro de la banca: Andrade, Elenise Cristina Pires de
Resumen: Esta pesquisa tem por objetivo experimentar a biologia, pela e em conexão com a arte e a literatura, dando voz a existências menores, experimentando objetos, sensações, e experimentando também a pesquisa, tensionando novas percepções sobre a educação em biologia, por uma perspectiva outra, uma biologia outra, uma educação outra. Compondo com os pensamentos de Gilles Deleuze, Felix Guattari, David Lapoujade, Erin Manning e William James, que nos auxiliaram a expandir as possibilidades e criar novos caminhos. Para situar o leitor, o texto inicia com uma breve exposição dos caminhos perseguidos, as intenções para com o trabalho e os desejos que movimentaram as produções. Ao longo do trabalho, experimento pelas brechas, fissuras, buscando dar vida e voz a objetos e materiais antes considerados inúteis, descartáveis. Para as experimentações foram realizadas de diversas maneiras, utilizando do bordado, da fotografia, de colagens e também da escrita, essas diferentes técnicas compõem camadas e é através dessas camadas que encontro a possibilidade de imersão e a emersão de pensamentos em biologia e educação. Além das produções, o trabalho é composto também pelos encontros com as obras de artistas mulheres, tanto do campo da literatura, quanto nas artes plásticas.
Abstract: This research aims to experience biology, by and in connection with art and literature, giving voice to smaller existences, experiencing objects, sensations, and also experiencing research, straining new perceptions about education in biology from a different perspective, another biology, another education. Composed with the thoughts of Gilles Deleuze, Felix Guattari, David Lapoujade, Erin Manning, and William James, who helped us expand the possibilities and create new paths. To situate the reader, the text begins with a brief exposition of the paths pursued, the intentions towards the work and the desires that moved the productions. Throughout the work, I experiment through gaps, cracks, seeking to give life and voice to objects and materials previously considered useless, disposable. The experiments were carried out in several ways, using embroidery, photography, collages, and writing. These different techniques make up layers and it is through these layers that I find the possibility of immersion and the emergence of thoughts in biology and education. In addition to productions, the work is also composed by encounters with the works of women artists, both in the field of literature as in the fine arts.
Palabras clave: Filosofia
Philosophy
Potência
Potency
Biologia
Biology
Educação
Education
Arte
Art
Vida
Life
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Educação
Ciência - Estudo e ensino
Arte - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: SILVA, Roberta Paixão Lelis da Silva. Biologia e arte e literatura: possibilitando educações no intermezzo. 2022. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5051
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5051
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35498
Fecha de defensa: 27-jun-2022
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
BiologiaArteLiteratura.pdf49.83 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons