Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35498
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8167-1612
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Biologia e arte e literatura: possibilitando educações no intermezzo
Alternate title (s): Biology and art and literature: enabling education at intermezzo
Author: Silva, Roberta Paixão Lelis da
First Advisor: Estevinho, Lúcia de Fátima Dinelli
First member of the Committee: Carvalho, Daniela Franco
Second member of the Committee: Andrade, Elenise Cristina Pires de
Summary: Esta pesquisa tem por objetivo experimentar a biologia, pela e em conexão com a arte e a literatura, dando voz a existências menores, experimentando objetos, sensações, e experimentando também a pesquisa, tensionando novas percepções sobre a educação em biologia, por uma perspectiva outra, uma biologia outra, uma educação outra. Compondo com os pensamentos de Gilles Deleuze, Felix Guattari, David Lapoujade, Erin Manning e William James, que nos auxiliaram a expandir as possibilidades e criar novos caminhos. Para situar o leitor, o texto inicia com uma breve exposição dos caminhos perseguidos, as intenções para com o trabalho e os desejos que movimentaram as produções. Ao longo do trabalho, experimento pelas brechas, fissuras, buscando dar vida e voz a objetos e materiais antes considerados inúteis, descartáveis. Para as experimentações foram realizadas de diversas maneiras, utilizando do bordado, da fotografia, de colagens e também da escrita, essas diferentes técnicas compõem camadas e é através dessas camadas que encontro a possibilidade de imersão e a emersão de pensamentos em biologia e educação. Além das produções, o trabalho é composto também pelos encontros com as obras de artistas mulheres, tanto do campo da literatura, quanto nas artes plásticas.
Abstract: This research aims to experience biology, by and in connection with art and literature, giving voice to smaller existences, experiencing objects, sensations, and also experiencing research, straining new perceptions about education in biology from a different perspective, another biology, another education. Composed with the thoughts of Gilles Deleuze, Felix Guattari, David Lapoujade, Erin Manning, and William James, who helped us expand the possibilities and create new paths. To situate the reader, the text begins with a brief exposition of the paths pursued, the intentions towards the work and the desires that moved the productions. Throughout the work, I experiment through gaps, cracks, seeking to give life and voice to objects and materials previously considered useless, disposable. The experiments were carried out in several ways, using embroidery, photography, collages, and writing. These different techniques make up layers and it is through these layers that I find the possibility of immersion and the emergence of thoughts in biology and education. In addition to productions, the work is also composed by encounters with the works of women artists, both in the field of literature as in the fine arts.
Keywords: Filosofia
Philosophy
Potência
Potency
Biologia
Biology
Educação
Education
Arte
Art
Vida
Life
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Educação
Ciência - Estudo e ensino
Arte - Estudo e ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: SILVA, Roberta Paixão Lelis da Silva. Biologia e arte e literatura: possibilitando educações no intermezzo. 2022. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5051
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5051
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35498
Date of defense: 27-Jun-2022
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BiologiaArteLiteratura.pdf49.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons