Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35498
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Roberta Paixão Lelis da-
dc.date.accessioned2022-08-17T16:49:05Z-
dc.date.available2022-08-17T16:49:05Z-
dc.date.issued2022-06-27-
dc.identifier.citationSILVA, Roberta Paixão Lelis da Silva. Biologia e arte e literatura: possibilitando educações no intermezzo. 2022. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5051pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35498-
dc.description.abstractThis research aims to experience biology, by and in connection with art and literature, giving voice to smaller existences, experiencing objects, sensations, and also experiencing research, straining new perceptions about education in biology from a different perspective, another biology, another education. Composed with the thoughts of Gilles Deleuze, Felix Guattari, David Lapoujade, Erin Manning, and William James, who helped us expand the possibilities and create new paths. To situate the reader, the text begins with a brief exposition of the paths pursued, the intentions towards the work and the desires that moved the productions. Throughout the work, I experiment through gaps, cracks, seeking to give life and voice to objects and materials previously considered useless, disposable. The experiments were carried out in several ways, using embroidery, photography, collages, and writing. These different techniques make up layers and it is through these layers that I find the possibility of immersion and the emergence of thoughts in biology and education. In addition to productions, the work is also composed by encounters with the works of women artists, both in the field of literature as in the fine arts.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectPotênciapt_BR
dc.subjectPotencypt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectVidapt_BR
dc.subjectLifept_BR
dc.titleBiologia e arte e literatura: possibilitando educações no intermezzopt_BR
dc.title.alternativeBiology and art and literature: enabling education at intermezzopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Estevinho, Lúcia de Fátima Dinelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8255914355924420pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Daniela Franco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8974289881139128pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Elenise Cristina Pires de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9746837191444836pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2537217139638162pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo experimentar a biologia, pela e em conexão com a arte e a literatura, dando voz a existências menores, experimentando objetos, sensações, e experimentando também a pesquisa, tensionando novas percepções sobre a educação em biologia, por uma perspectiva outra, uma biologia outra, uma educação outra. Compondo com os pensamentos de Gilles Deleuze, Felix Guattari, David Lapoujade, Erin Manning e William James, que nos auxiliaram a expandir as possibilidades e criar novos caminhos. Para situar o leitor, o texto inicia com uma breve exposição dos caminhos perseguidos, as intenções para com o trabalho e os desejos que movimentaram as produções. Ao longo do trabalho, experimento pelas brechas, fissuras, buscando dar vida e voz a objetos e materiais antes considerados inúteis, descartáveis. Para as experimentações foram realizadas de diversas maneiras, utilizando do bordado, da fotografia, de colagens e também da escrita, essas diferentes técnicas compõem camadas e é através dessas camadas que encontro a possibilidade de imersão e a emersão de pensamentos em biologia e educação. Além das produções, o trabalho é composto também pelos encontros com as obras de artistas mulheres, tanto do campo da literatura, quanto nas artes plásticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration62pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5051pt_BR
dc.orcid.putcode117394165-
dc.crossref.doibatchidef3f1209-1025-4f8c-ad50-7ad2bbd05175-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoArte - Estudo e ensinopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BiologiaArteLiteratura.pdf49.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons