Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35271
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Escola, ensino de história e o enfrentamento de preconceitos |
Título(s) alternativo(s): | School, teaching history and facing prejudice |
Autor(es): | Haas, Caroline Nogueira |
Primeiro orientador: | Barbosa, Marta Emísia Jacinto |
Primeiro membro da banca: | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira |
Segundo membro da banca: | Castro, Tamyris Cristina de |
Resumo: | Este trabalho tem como intuito debater o preconceito existente na sociedade como também dentro do ensino de História. Visando analisar de forma crítica o sistema e o currículo educacional atual no Brasil, suas leis e diretrizes, especificamente no Ensino Médio, este trabalho busca encontrar formas de se combater o preconceito e as discriminações dentro de um ensino de História que seja problematizador, crítico e humanizado, que promova a autonomia intelectual do sujeito, trabalhando a consciência histórica e a busca identitária afirmativa, com o intuito de que ele possa se desenvolver como agente transformador da sociedade. O objetivo final deste trabalho inclui a defesa de um ensino com o modelo freiriano, que tenha o poder de combater o preconceito e transformar a sociedade. |
Abstract: | This article aims to debate the prejudice that exist in our society as well as the teaching of History. Aiming to critically analyze the current educational system and curriculum in Brazil, its laws and guidelines, specifically in High School, this paper seeks to find ways to combat prejudice and discrimination within a teaching of History that is problematizing, critical and humanized, which promotes intellectual autonomy of the subject, working on the historical awareness and the affirmative search for identity, with the intention that the subject can develop as a transforming agent in society. The final objective of this work includes the defense of teaching with the Freirian model, which has the power to fight prejudice and transform society. |
Palavras-chave: | Ensino de história History teaching Preconceito Prejudice Paulo Freire Problematizing teaching Ensino problematizador |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | HAAS, Caroline Nogueira. Escola, ensino de história e o enfrentamento de preconceitos. 2021. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35271 |
Data de defesa: | 20-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EscolaEnsinoHistória.pdf | 593.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.