Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35271
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Escola, ensino de história e o enfrentamento de preconceitos
Título (s) alternativo (s): School, teaching history and facing prejudice
Autor: Haas, Caroline Nogueira
Primer orientador: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
Primer miembro de la banca: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
Segundo miembro de la banca: Castro, Tamyris Cristina de
Resumen: Este trabalho tem como intuito debater o preconceito existente na sociedade como também dentro do ensino de História. Visando analisar de forma crítica o sistema e o currículo educacional atual no Brasil, suas leis e diretrizes, especificamente no Ensino Médio, este trabalho busca encontrar formas de se combater o preconceito e as discriminações dentro de um ensino de História que seja problematizador, crítico e humanizado, que promova a autonomia intelectual do sujeito, trabalhando a consciência histórica e a busca identitária afirmativa, com o intuito de que ele possa se desenvolver como agente transformador da sociedade. O objetivo final deste trabalho inclui a defesa de um ensino com o modelo freiriano, que tenha o poder de combater o preconceito e transformar a sociedade.
Abstract: This article aims to debate the prejudice that exist in our society as well as the teaching of History. Aiming to critically analyze the current educational system and curriculum in Brazil, its laws and guidelines, specifically in High School, this paper seeks to find ways to combat prejudice and discrimination within a teaching of History that is problematizing, critical and humanized, which promotes intellectual autonomy of the subject, working on the historical awareness and the affirmative search for identity, with the intention that the subject can develop as a transforming agent in society. The final objective of this work includes the defense of teaching with the Freirian model, which has the power to fight prejudice and transform society.
Palabras clave: Ensino de história
History teaching
Preconceito
Prejudice
Paulo Freire
Problematizing teaching
Ensino problematizador
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: HAAS, Caroline Nogueira. Escola, ensino de história e o enfrentamento de preconceitos. 2021. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35271
Fecha de defensa: 20-oct-2021
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EscolaEnsinoHistória.pdf593.24 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.